🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dosadora Bailling

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Dosadora Bailling

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

Com muitas duvidas em torno do tema e varios topicos bons resolvi fazer um sintetizando

Basicamente hoje no mercado existem 3 opções

1) Bubble Magus, de longe a mais utilizada


Imagem

A dosadora possui três bombas peristálticas independentes que são controladas de maneira separada, cada bomba pode ser configurada para dosar de 1ml a 2000ml de uma solução líquida qualquer por dia na hora programada pelo aquarista. Seu sistema conta também com um botão de dosagem manual para que seja possível adicionar qualquer um dos elementos ( A, B ou C) quando for desejado e em qualquer quantidade, independente das programações já configuradas.

Esta unidade possui ainda a possibilidade de ser exapandida, basta que o aquarista compra a dosadora BM-T02 que possui outras 4 bombas peristálticas independentes que serão controladas pelo microcontrolador da unidade BM-T01.


Inclui manual em português; fonte de alimentação e mangueira de silicone para instalação.
O suplemento é retirado diretamente do frasco, ou em outro recepiente escolhido pelo aquarista.

Medidas: 235 X 160 X 70 mm


2) Marine Color, apareceu como opcao mais barata, mas nao tenho certeza em relacao a confiabilidade. Da pra comprar pela reefshop.com

Características:


* Possui 3 bombas dosadoras independentes que podem ser programadas individualmente ou para operarem em conjunto;
* Controle por micro processador ultra preciso;
* Adciona a quantidade de elemento/suplemento que você quiser automáticamente nos horários que você programar;

*Faz até 24 ciclos por dia;
*Fluxo de 1-9999ml
* Tamanho: 22x14x6cm

*Pode ser conectado ao expansor da Marine Color e trabalhar com até 6 bombas dosadoras em conjunto;


3) Tem a opcao de usar peristalticas independentes da ailifer ( http://www.aliferind.com.br/produtos_bombas.html ) mas precisam de tres dosadoras mais timers independentes pra cada uma. A desvantagem q o controle da dosagem é por tempo, entao tem q calcular pela abertura x tempo a qtde dosada de cada bomba e regular individualmente. Na reefshop tem tambem uma chinesa, mas o custo de adquirir separadamente 3 peristalticas é quase o mesmo valor de uma dosadora propria para aquarios


Imagem




viewtopic.php?f=2&t=10918

Manutencao :

O bicarbonato de sodio é o elemento menos soluvel dos produtos usados no bailling entao é preciso ficar atento a entupimento da mangueira

viewtopic.php?t=16787&p=177677

Dicas de como fazer compras no exterior

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=15914
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Eduardo Cunha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 118
Registrado em: 07 Jun 2011, 17:01
Data de Nascimento: 04 Mai 1985
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dosadora Bailling

#2 Mensagem por Eduardo Cunha »

Show Celso, estava justamente pesquisando qual dosadora comprar...
Valeu meu querido!

Forte abraço
Edu
.'.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Dosadora Bailling

#3 Mensagem por Elder Luis »

Outra dosadora que eu vejo bastante por aí é da Aqua Medic:

Imagem
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Dosadora Bailling

#4 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02 , Celso show de bola seu tópico, seria interessante pessoas que possuem tais sistemas falarem o que elas acham, tanto nos pontos positivos quanto nos negativos, sei que tem vários que conheço aqui no site que possuem... icon_assobiando icon_assobiando icon_assobiando .

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dosadora Bailling

#5 Mensagem por Osmar Segato »

tem as bombas Grotech também.

eu uso duas bombas da Alifer, são as bombas que eu queria, acho as mais seguras.

faço o uso do Two Parts de farmácia.

Sérgio Rodrigues
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Mai 2012, 15:04
Data de Nascimento: 04 Mar 1966
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Dosadora Bailling

#6 Mensagem por Sérgio Rodrigues »

Olá Celso, bom resumo a dúvida maior é a Marine Color, por ter ainda poucas pessoas usando! Seria legal ouvir depoimentos de quem está utilizando esta dosadora...
Abs.

Avatar do usuário
Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 726
Registrado em: 18 Ago 2009, 19:34
Apelido: Daniel PC
Localização: Uberaba

Re: Dosadora Bailling

#7 Mensagem por Daniel PC »

Eu tenho uma menos falada ainda, a magic marine!
Mas não posso falar nada porque ainda não comecei a usar.

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Dosadora Bailling

#8 Mensagem por Enrico Caltabiano »

DOsadoras sao uma mao na roda , sera meu proximo up do meu aqua !
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dosadora Bailling

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

A Aqua Medic é mais conhecida nos Estados Unidos, alias la tem varias outras opcoes q nao temos no Brasil.

O problema é a disponibilidade de reparos caso necessario.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Marcio Ferreira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 204
Registrado em: 31 Ago 2009, 11:45
Apelido: Marcio Ferreira
Localização: Aricanduva - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dosadora Bailling

#10 Mensagem por Marcio Ferreira »

E essa manual? será que funcionaria?

Apesar que esta funciona por gravidade..

http://www.ebay.com/itm/Aquarium-dosing ... _500wt_969

Avatar do usuário
Marcio Ferreira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 204
Registrado em: 31 Ago 2009, 11:45
Apelido: Marcio Ferreira
Localização: Aricanduva - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dosadora Bailling

#11 Mensagem por Marcio Ferreira »

Vi alguns casos de montagem montagem de dosadora DIY,

Vendem as bombas separadas U$23,50 cada no EB, http://www.ebay.com/itm/Marine-Magic-Re ... 970wt_1185

Deve haver algum controlador com Timer com 12V para funcionar,, a precisão não deve ser a mesma mas dependendo do caso deve funcionar.

Acho q vale a pena se pensar em um projeto pelos valores monstruosos das dosadoras,,

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 818
Registrado em: 29 Out 2009, 21:31
Apelido: Felipe Senna
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dosadora Bailling

#12 Mensagem por felipe.senna »

bombas dosadoras independentes, preferencialmente peristálticas para não queimarem na ausência de líquídos são legais.

cada uma deve usar um timer que no máximo faz uma programação de 08 vezes no dia com 01 minuto no mínimo, o que é pouco em termos de ciclo e muito no quesito tempo.

e no fim das contas acaba saindo caro, daria para comprar uma pronta como da marine color e mais um pouco da BBM que é só programar e esquecer.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dosadora Bailling

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu li na reefcentral de alguns reclamando da precisao das bubble magus, algo como um desvio de 20%

Eu uso peristalticas da ailife, comprei pq comprei usadas com um bom preço e um timer triplo digital. Em termos de precisao perde pq vc tem que regular a vazao de cada uma face ao tempo minimo de um minuto, entao a precisao é um pouco comprometida ainda mais no caso do bicarbonato q pode ter algum entupimento, mas tenho a contrapartida de ter assistencia tecnica do fabricante no Brasil.

Trazer peristalticas de fora nao compesa, a soma dos custos equivale a uma dosadora completa com pequena diferença e o resultado estetico fica um pouco aquem pois vc tem mais coisa pendurada. Lembrando sempre q existe um lado estetico do hobby, é horrivel ver um monte de fio e cabo pendurado, cano pra um lado, tuperware pro outro, o hobby é estetico.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Dosadora Bailling

#14 Mensagem por Elder Luis »

Celso, precisão mesmo acho que vc só ter com bombas de infusão hospitalar que vemos em UTI (o tempo que acompanhei meu bebe na UTI serviu pelo menos para observar isso) mas vai ver o custo de uma bombas dessas... impraticável.

Sobre a precisão da BM é de 10% pra mais ou para menos, o que acaba de uma forma ou de outra compensando a cada ciclo, usar poucos ciclos por dia eu não vejo vantagem, vc dá picos desnecessários nos parâmetros e gasta muito mais as soluções. Eu usava 4 ciclos diários, depois que passei para 12, meu consumo de soluções caiu pela metade praticamente e não tenho mais picos de parâmetros após cada infusão no sistema. Estabilidade total! icon_joia
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dosadora Bailling

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

Elder eu creio q para escolha de uma dosadora ou peristaltica alguns criterios sao basicos

1) Confiabilidade
2) Precisao
3) Preço
4) Estetica

Creio q para mim nessa ordem de importancia. Nos quesitos 2 e 4 no meu caso as peristalticas perdem, preço o meu caso é a parte.

Acho q em relacao ao quesito 1 q acho o mais importante de todos pois se der problema e estiver ausente as consequencias sao extremamente desastrosas, só o tempo e os relatos de uso poderao dizer. Até hj só conheço um caso de um BM q deu pau.

Dosadoras começaram a se popularizar nao ha muito tempo, e o maior nro de usuarios creio ainda estar nos EUA para efeito de pesquisa, talvez eu trava um link de alguma enquete de la.

Tem uma coisa q acho q a maioria nao se preocupa ainda, a exposicao a umidade. Esses equipamentos sao eletronicos e a maresia com o tempo acaba dando mal contato nos circuitos. Eu tinha um wavemaker q tive q refazer as soldas e nem dentro do movel ficava, nao sei o q alguns anos de exposicao poderiam causar.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Dosadora Bailling

#16 Mensagem por Elder Luis »

maresia é um problema mesmo, mas não vejo forma de ficar livre dela em um ambiente totalmente fechado como nossas salas ou quartos onde normalmente montamos o aquário. é inevitável.... e não tenho visto reclamações nesse sentido, bom, pelo menos com as BM
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dosadora Bailling

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ainda acho cedo para isso Elder, maresia corre com o tempo. Água e metal nao combinam assim como eletricidade.

Toda minha parte eletrica ou eletronicos é externa ao movel, nao evita mas minimiza exposicao direta. Eu tinha tomadas embutidas dentro, com o passar dos anos começaram a formar pontos de ferrugem, tirei pra evitar curtos.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 818
Registrado em: 29 Out 2009, 21:31
Apelido: Felipe Senna
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dosadora Bailling

#18 Mensagem por felipe.senna »

com as BBM é bom ter em casa as bombas reservas e um motor por cautela e mesmo assim será difícil ter problemas.

tem um equipamento que protege ela em caso de não desligar no uso das soluções, é da mesma empresa.

e contra a maresia é difícil brigar, sempre falei para afastarem toda a elétrica da humidade, a não ser em instalções da NASA que trabalham té debaixo dágua.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dosadora Bailling

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

tem um equipamento que protege ela em caso de não desligar no uso das soluções, é da mesma empresa.


A simples existencia desse opcional ja da pra perceber q existe o risco disso acontecer. Eu colocaria, no meu caso como o timer é quem controla as peristalticas nao teria como ter uma overdose pois simplesmente corta a energia qdo passa o tempo programado e por ser eletronico tem uma bateria interna pra nao se desprogramar mesmo em caso de falta de energia
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Dosadora Bailling

#20 Mensagem por Elder Luis »

em casa as penas das cadeiras da cozinha estão enferrujando e o aquário fica na sala, relativamente longe e tem uma porta no caminho.... minha esposa está super feliz, vc nem imagina... :roll: então por aí eu tiro conclusão que teria que ficar em local totalmente arejado, com corrente de vento para minimizar bem os riscos
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”