🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Existe vermufugo para peixes?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Thiago Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Thiago alves
Data de Nascimento: 19 Nov 1984
País: brasil
Curtiu: 4 vezes

Existe vermufugo para peixes?

#1 Mensagem por Thiago Alves »

Hoje quando fiz minha filha tomar vermifugo me veio a pensar se com os peixes é a mesma coisa? temos que dar vermifugo anual para eles?
viewtopic.php?f=25&t=11205

Não fique na dúvida se vai dar certo ou errado, tente com toda coragem.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Existe vermufugo para peixes?

#2 Mensagem por Elder Luis »

Nunca vi... o que vc pode fazer é instalar um filtro UV para ajudar a eliminar parasitas externos, sobre parasitas internos eu nunca ouvi falar
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#3 Mensagem por Matias Gomes »

o mestre desse assunto é o Reinaldo Chen olha esse texto dele

Reinaldo Chen escreveu:Quarentena é o segredo de tudo. Principalmente quando o maior matador de peixes não é ictio ou odinium e sim os parasitas flukes . Todos os peixes tem , mas os nacionais como compramos logo depois da coleta, apresentam maior quantidade e quando colocados no aquário infestam. Tremátodos que sugam o sangue dos peixes e deixam eles letárgicos, respiração rápida, manchas na pele e nos olhos, pequenas ulcerações...se der um banho de água doce parece que estão caindo escamas dos peixes... se tratados, a chance de adaptação e criação dos peixes melhora e muito.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Felipe Senna

#4 Mensagem por felipe.senna »

existe sim, eu uso um protocolo de vermifugação com o Panacur 500 mg que seria assim,

Panacur 2,5 mg do pricipio ativo pra 1000mg de alimento,

o comprimido de 500mg é dissolvido em 200 gramas de ração, patê, algo do tipo, bem palatável para atrair o peixe.

alimente com esse patê 03 dias seguidos, intercale com 15 dias repetindo 03 vezes.

observe a reação do animal durante o tratamento.

PS.: Matias, o texto do Reinaldo colado acima não me parece ser para vermes internos do peixe, mas sim os externos que soltam com banhos de água doce por pelo menos 05 minutos. Já tive um flame angel com esse verme, parecido com o verme da âncora que dá em carpas, o banho de água doce é eficaz, e digo mais, não introduzo um peixe em aquário se não passar pelo banho, já levei até 13 minutos na água doce um peixe. Tem peixe que não tolera, e em um minuto tem que tirar se não morre.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#5 Mensagem por Elder Luis »

eu tb fiquei na dúvida se era para vermes internos ou externos.

Aliás, a pergunta inicial se refere a que tipo de verme? :-?

Viva Metal!

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#6 Mensagem por felipe.senna »

a pergunta é sobre vermes internos, o autor ainda comentou sobre o filho.

infelizmente não é um hábito de importadores quanto mais de lojistas fazerem isso, o que realmente é a maior causa de mortes nos animais, já pesquizei isso exaustivametne, questionei mais de 10 veterinários que nem imaginaram essa possibilidade, de atuar no mercado de marinho, pois muitas vezes um peixe custa bem mais do que um cachorro, gato, e não é tratado para isso.

esse assunto me despertou, vou começar a fazer periodicamente, uma vez ao ano a vermifugação em todos os peixes, como é feito para demais seres vivos onde nos enquadramos.

antes que alguém pergunte, o que o peixe não comer e disperçar no reef não afetará o sistema.

da mesma forma ministro antibiótico na ração.

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#7 Mensagem por Matias Gomes »

a pergunta me parece que é para vermes internos mesmo, e postei para parasitas externos.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

#8 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

de forma empirica vc pode fornecer praziquantel.
mas procure fazer de forma isolada, em quarentena.
abs

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#9 Mensagem por felipe.senna »

o meu protocolo pode ser ministrado direto no reef através da comida, sem qualquer problema.

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#10 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Fala Felipe,
quando digo que é melhor testar em quarentena, é visando maior segurança para os habitantes do reef, tendo em vista que eu tambem usaria no reef, pois é um antiparasitario,não haveria problema.
mas pra indicar o uso eu indico na quarentena, pois pode haver algum problema em paralelo a isto e eu não quero levar a culpa de uma intoxicação.
abs

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#11 Mensagem por André Fonseca »

Outra possibilidade seria oferecer Alface para o peixe, principalmente se for um Tang.

o Alface funciona como um "laxante" natural, e com a "desintorréia" os parasitas podem ser eliminados.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#12 Mensagem por felipe.senna »

hoje eu vejo a quarentena sem muito sentido, meu sistema é seguro, todo peixe que coloco dou banho de água doce, hoje eu entro com qualquer peixe doente sem medo algum, confio na biologia estabelecida, fiz muito quarentena, tratamento de hipossalinidade, mas hoje dou o banho de água doce e mando direto, sem estresse.

mas esse tratamento de vermifugação tem que ser feito no reef, porque pelo certo é para ser feito anualmente.

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

#13 Mensagem por Guilherme Barros »

Felipe,voce coloca o peixe dentro da redinha em um compartmento com agua de ro , é isso?
Meu Reef antigo.

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#14 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Felipe pelo menos para uso humano não esta indicado antiparasitario na forma preventiva, a população usa de forma equivocada...
tem que fazer exames de fezes para usar antiparasitario...

abs

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#15 Mensagem por felipe.senna »

eu pego um saco grande encho de água doce (5 litros em média), ajusto o ph com bicarbonato de sódio, deixo na água do aquário para igualar a temperatura depois coloco num balde com um aerador com pedra porosa para oxigenar a água jogo o peixe e fico olhando, de princípio ele vai direto para o fundo e deita, daí mexo nele com uma varinha, se ele deitar 03 vezes seguida pego e jogo no reef.

a maioria fica tranquila, como se nada estivesse acontecendo e deixo por 06 minutos e levo ao reef, já deixei quase 15 minutos, mas não há necessidade.

Ronaldo, se é desnecessário ou não eu não saberia dizer pois não é minha área, mas esporadicamente o médico da minha família manda tomar, a cada ano ou dois anos, não lembro, sei que é somente um comprimido.

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#16 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

é que estou tendo aula de parasitologia clinica neste semestre... estou aprendendo um cadin, rss

o praziquantel e o albendazol é 1 comprimido se não me engano,
mas voltando ao assunto, eu usaria no meu reef sem problema, mas se for pra indicar, eu diria para usar em uma quarentena, me entende.

e ai como esta de sps ai, me manda uma mp.
abs

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#17 Mensagem por André Fonseca »

Felipe,

O Oodinium acho que não seria eliminado através do banho de água doce, hein?!

Pra vc ter uma idéia, adquiri um Coeruleus que já tinha 3 anos de aqua e estava super bem num outro aqua e ainda assim ele desenvolveu essa doença tendo exterminado com todos os meus peixes.

Um banho de água doce não resolveria esse problema.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#18 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

recentemente perdi todos peixes, ficou somente 3 donzelas gren cromis no reef, provavelmente foi por Odinium, não sei porque elas desenvolveram resistência.
abs

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#19 Mensagem por felipe.senna »

Ronaldo, tenho algumas coisas legais, vou te enviar uma mp sim.

Veja bem, quando me refiro a não me preocupar com peixes doentes no meu reef é porque confio no meu sistema e nos conhecimentos que adquiri até então, tenho um oceanógrafo e um biólogo que me ensinaram e ainda ensinam bastante coisa, são os profissionais a quem me reporto em caso de dúvidas, algumas teorias como um sistema de substrato e rochas vivas bem maduro seguram as doenças, assunto bem polêmico, mas com certeza reef sem substrato corre mais esse risco.

Outra máxima que sigo é de que um aquário lotado de corais é garantia de sucesso com peixes já que os corais produzem algumas substâncias que são benéficas aos peixes como antibióticos, por exemplo.

Não tenho as fontes bibliográficas dessas teorias, segue quem quiser, aqui nesse fórum eu já fui motivo de chacota quando mencionei que bactérias detonam ictio, daí correlacionaram uma formiga e um elefante.

No caso do odinium assim como o ictio realmente não são eliminados com banhos de água doce, ainda digo mais, nem a hipossalinidade acaba com o odinium, para que ele seja 100% exterminado devem ser dados banhos de água doce intercalados a cada 07 dias, 03 vezes, daí segundo estudos o odinium também some.

Eu nunca vi um peixe com odinium comigo, hoje tenho em média uns 50 peixes no meu sistema, dentre esses 10 tangs e volta e meia entro com um ou outro, segunda-feira vem mais dois, rsrs.

Então, assim, eu não tenho medo de jogar um peixe no meu reef, se ele tiver que morrer morrerá só ele, confio plenamente nisso.

Mas como eu sempre digo, cada sistema é um sistema.

Mas em se tratando numa montagem nova eu trato todos os peixes na hipossalinidade no próprio aquário por 40 dias, nunca perdi um peixe para ictio ou odinium.

Já tive perda por intoxicação e bactéria e talvez vermes.

Eu tenho muitos protocolos de tratamento que faço, as vezes até menciono um ou outro quando alguém precisa, mas muitas vezes o aquarista quer o mais cômodo, como encher o reef de cobre em vez de usar a hipossalinidade no caso de FO.

Abraços

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#20 Mensagem por Elder Luis »

como saber se o peixe está com parasitas internos??? vai ministrar o tratamento sem saber ao certo?

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”