Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
"Gambiarra" não... Solução Improvisada de Emergência !!!
- Fabiano Batista
- Acanthurus achilles

- Apelido: Fabiano
- Recebeu Curtir: 7 vezes
"Gambiarra" não... Solução Improvisada de Emergência !!!
E ai pessoal!!!
Todos já tiveram ou vão ter um momento em que terá que utilizar o "Jeitinho Brasileiro"!!!
No meu caso, já congelei água de RO e coloquei o gelo no aquario para baixar a temperatura e repor a água.
Já fiz garrafas congeladas para utilizar como gelo reciclável.
Já utilizei bolsa de material filtrante, no lugar da Shark Bag.
E vocês?
Todos já tiveram ou vão ter um momento em que terá que utilizar o "Jeitinho Brasileiro"!!!
No meu caso, já congelei água de RO e coloquei o gelo no aquario para baixar a temperatura e repor a água.
Já fiz garrafas congeladas para utilizar como gelo reciclável.
Já utilizei bolsa de material filtrante, no lugar da Shark Bag.
E vocês?
Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]
Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50
Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L
Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)
- Elder Luis
- Parioglossus

- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
Re: "Gambiarra" não... Solução Improvisada de Emergência !!
algo me diz que se o pessoal for sincero mesmo, vai aparecer cada coisa bizarra...

- Elder Luis
- Parioglossus

Em tempo: adicionei uma enquete, vamos ver onde reinam as gambiarras, eu já fiz uma elétrica
Precisava de uma extensão e emendei vários pedaços de fio pequenos até chegar no comprimento que eu precisava para ligar a bomba de circulação no nobreak

Precisava de uma extensão e emendei vários pedaços de fio pequenos até chegar no comprimento que eu precisava para ligar a bomba de circulação no nobreak
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global

- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
hehehe
um dos meus reefs chama Frainkstein..... acha que tem gambiarra nele???
um dos meus reefs chama Frainkstein..... acha que tem gambiarra nele???
- Felipe Calejon
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Felipe
- Data de Nascimento: 24 Out 1990
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Elder Luis escreveu:algo me diz que se o pessoal for sincero mesmo, vai aparecer cada coisa bizarra...![]()
Tem coisas q o pessoal ja deve ter feito mas vai ter ate medo de colocar aqui...
kkkkkkkkkkkk
- Fabiano Batista
- Acanthurus achilles

Elder Luis escreveu:Em tempo: adicionei uma enquete, vamos ver onde reinam as gambiarras, eu já fiz uma elétrica![]()
Precisava de uma extensão e emendei vários pedaços de fio pequenos até chegar no comprimento que eu precisava para ligar a bomba de circulação no nobreak![]()
Legal Elder,
Nao imaginei que fosse interessar tanto... Rsrsrs
- Alessandro Guimarães

- Apelido: Alessandro
- Contato:
Bem no começo ganhei uma bomba Mag Drive, estava com problemas, fiz uma arranjo tecnico (gambiarra), até testei durante umas horas....blz
Fui bater uma agua para TPA, resultado: entrou em curto, perdi tudo, a bomba, a agua, o sal.....rsrsrs nunca mais...
Fui bater uma agua para TPA, resultado: entrou em curto, perdi tudo, a bomba, a agua, o sal.....rsrsrs nunca mais...
- Fabiano Batista
- Acanthurus achilles

Minha última,foi utilizar uma garrafa pet, como quebra bolhas na saída do skimmer.
Tá funcionando que é uma beleza... Rrsrs
- Elder Luis
- Parioglossus

Fabiano Batista escreveu:Minha última,foi utilizar uma garrafa pet, como quebra bolhas na saída do skimmer.
essa gambi merece uma foto aqui no fórum hein.... fiquei curioso sobre essa engenharia
- ls_s1

- Apelido: magrelo
- Data de Nascimento: 30 Out 1998
Eletrica:
Iluminação:
Leds de natal
Vidros:
O vidro do fundo rachou e eu colei um vidro encima

Iluminação:
Leds de natal
Vidros:
O vidro do fundo rachou e eu colei um vidro encima
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Apelido: Becker
- Data de Nascimento: 11 Abr 1966
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 237 vezes
- Contato:
Já fiz um filtro Dry Wet, externo que funcionava por gravidade e duas bombas em série recalcavam a agua, a cada falta de energia era um transbordamento.
depois de um ano, todo conjunto do filtro feito de placas de acrilico descolaram.
Já montei um belo skimmer de pvc hang on, uma maravilha, pena que vazava, pena que desmontava, pena que transbordava, pena que pena nada, joguei no lixo.
depois de um ano, todo conjunto do filtro feito de placas de acrilico descolaram.
Já montei um belo skimmer de pvc hang on, uma maravilha, pena que vazava, pena que desmontava, pena que transbordava, pena que pena nada, joguei no lixo.
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
-
Julio Cesar
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Julio
Bom eu nem chamo de gambiarra ... muito feio esse nome. Prefiro chamar de STBC ou seja, Soluções Tecnológicas de Baixo Custo.
Bom o meu aquário era doce, transformei ele em salgado, fiz a descida de água, Skymer, Sump, Tubulação, Refúgio, Reposição, Iluminação, e mais algumas coisas.
Pelo menos faz quase dois anos e nunca tive problemas.
Adoro fazer isso. KKKKKKKK
Atá mais, Julio
Bom o meu aquário era doce, transformei ele em salgado, fiz a descida de água, Skymer, Sump, Tubulação, Refúgio, Reposição, Iluminação, e mais algumas coisas.
Pelo menos faz quase dois anos e nunca tive problemas.
Adoro fazer isso. KKKKKKKK
Atá mais, Julio
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
kkkkkkk
Eu só marquei todos.
É sinal que a coisa ta ruim mesmo.
Vamos um a um (claro que alguns itens ali foram vários).
Elétrica. Bem, o painel de controle foi eu quem fez. sem comentários.
Hidráulica - Toda tubulação, foi eu quem fez, e ainda, usei a descida para alimentar (1) Reator de Cálcio (2) Refugio (3) Filtro UV (4) reator de enxofre - temporariamente desligado e (5) o skimmer.
Filtragem 1 - O vidrinho que suporta o eggcrate para colocar o perlon, quebrou, colei de volta com superbonder, isso depois de ter ficado uns 3 meses usando um vidro de maionese embaixo para deixar a altura.
Filtragem 2 - O skimmer do reef Antigo, eu que fiz.
Filtragem 3 - O skimmer do reef novo, nos primeiros 2 anos, era "Faça Voce Mesmo"
Filtragem 4 - O Filtro UV nos primeiros 2 anos, era "Faça Voce Mesmo", detalhe, tirei do aquário porque cansei de levar choque.
Filtragem 5 - Os sharkbags (são duas descidas) são originais, mas amarrados com fita de lacre.
Filtragem 6 - O reator de enxofre é feito em casa, com mida de enxofre derretido no quintal.
Filtragem 7 - Quando quero limpar o substrato (sifonar) mas estou com preguiça de fazer TPA, amarro perlon em uma ponta da mangueira e sifono do mesmo jeito, jogando a água de volta para o sump.
Filtragem 8 - A água deionizada é feita com deionizador caseiro (feito por mim - projeto no Faça Voce Mesmo disponivel rss).
Chega de filtragem.
Vidro - Antes de colocar a água para circular no reef novo, bati com a vassoura na lateral do vidro do refúgio e adivinha.... arrebentou, colei outro vidro por dentro, no contorno todo.
Móvel - Quando construímos a mesa de alvenaria para o reef novo, preparamos todos os "buracos" para as flanges e fios, adivinha..... tome quebrar a mesa de concreto para abrir espaço para a flange (essa eu sei que não fui o único).
Bombas - Essa semana ainda, uma bomba de circulação queimou, desmontei 8 bombas (inativas) do armário e consegui montar uma frankestein, funciona, mas ta fazendo uma barulheira, impeller de uma, base de outra, suporte de outra, gradinha de proteção de outra, da para imaginar.
Outros (especifique) - Reposição de água calcárea continua, modelo feito por mim, com base no projeto do Mauro Becker, funcionou por uns 3 anos no reef antigo, as vezes travava, as vezes vazava, e assim vai levando.
Quer mais. .... tem, a iluminação, era uma luminária com HQI de 150, cortei a luminária com Dremmel e adaptei o espaço para caber os suportes e a lampada HQI de 250 Watts, além é claro de substituir os reatores e tudo mais.
Isso sem contar as garrafas do Balling, as bases para mudas de corais, a forma de transportar rochas do aquário de um lado para outro. etc etc etc. kkkk
Eu só marquei todos.
É sinal que a coisa ta ruim mesmo.
Vamos um a um (claro que alguns itens ali foram vários).
Elétrica. Bem, o painel de controle foi eu quem fez. sem comentários.
Hidráulica - Toda tubulação, foi eu quem fez, e ainda, usei a descida para alimentar (1) Reator de Cálcio (2) Refugio (3) Filtro UV (4) reator de enxofre - temporariamente desligado e (5) o skimmer.
Filtragem 1 - O vidrinho que suporta o eggcrate para colocar o perlon, quebrou, colei de volta com superbonder, isso depois de ter ficado uns 3 meses usando um vidro de maionese embaixo para deixar a altura.
Filtragem 2 - O skimmer do reef Antigo, eu que fiz.
Filtragem 3 - O skimmer do reef novo, nos primeiros 2 anos, era "Faça Voce Mesmo"
Filtragem 4 - O Filtro UV nos primeiros 2 anos, era "Faça Voce Mesmo", detalhe, tirei do aquário porque cansei de levar choque.
Filtragem 5 - Os sharkbags (são duas descidas) são originais, mas amarrados com fita de lacre.
Filtragem 6 - O reator de enxofre é feito em casa, com mida de enxofre derretido no quintal.
Filtragem 7 - Quando quero limpar o substrato (sifonar) mas estou com preguiça de fazer TPA, amarro perlon em uma ponta da mangueira e sifono do mesmo jeito, jogando a água de volta para o sump.
Filtragem 8 - A água deionizada é feita com deionizador caseiro (feito por mim - projeto no Faça Voce Mesmo disponivel rss).
Chega de filtragem.
Vidro - Antes de colocar a água para circular no reef novo, bati com a vassoura na lateral do vidro do refúgio e adivinha.... arrebentou, colei outro vidro por dentro, no contorno todo.
Móvel - Quando construímos a mesa de alvenaria para o reef novo, preparamos todos os "buracos" para as flanges e fios, adivinha..... tome quebrar a mesa de concreto para abrir espaço para a flange (essa eu sei que não fui o único).
Bombas - Essa semana ainda, uma bomba de circulação queimou, desmontei 8 bombas (inativas) do armário e consegui montar uma frankestein, funciona, mas ta fazendo uma barulheira, impeller de uma, base de outra, suporte de outra, gradinha de proteção de outra, da para imaginar.
Outros (especifique) - Reposição de água calcárea continua, modelo feito por mim, com base no projeto do Mauro Becker, funcionou por uns 3 anos no reef antigo, as vezes travava, as vezes vazava, e assim vai levando.
Quer mais. .... tem, a iluminação, era uma luminária com HQI de 150, cortei a luminária com Dremmel e adaptei o espaço para caber os suportes e a lampada HQI de 250 Watts, além é claro de substituir os reatores e tudo mais.
Isso sem contar as garrafas do Balling, as bases para mudas de corais, a forma de transportar rochas do aquário de um lado para outro. etc etc etc. kkkk
Guilherme Barros
- Pseudanthias Flavoguttatus

- Apelido: Gui
- Data de Nascimento: 23 Out 1998
- Curtiu: 8 vezes
- Recebeu Curtir: 11 vezes
Eu tambem uso um pedaço de garrafa de coca pra diminuir as bolhas!
Meu Reef antigo.
- Fabiano Batista
- Acanthurus achilles

Elder Luis escreveu:Fabiano Batista escreveu:Minha última,foi utilizar uma garrafa pet, como quebra bolhas na saída do skimmer.
essa gambi merece uma foto aqui no fórum hein.... fiquei curioso sobre essa engenharia
Hoje eu viajo... Mas semana que vem, vou postar umas fotos de Gambi... Rsrsrs
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

- Apelido: Victor
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 27 vezes
Qual aquarista nunca fez alguma gambiarra?
Já fiz algumas elétricas e outra de bomba para tocar o reator de biopellets.
Já fiz algumas elétricas e outra de bomba para tocar o reator de biopellets.
Meu aquário: viewtopic.php?f=25&t=2751
- Fabiano Batista
- Acanthurus achilles

Pessoal,
A gente brinca falando em Gambiarra, mas o povo brasileiro é muito criativo!
Uma solução "Quebra Galho", muitas vezes pode ser a ruína de um aquario, mas também pode ser o que vai salvar os animais na hora que acontecer uma tragédia.
Compartilhar nossas experiências, por mais loucas que pareçam, pode ajudar um amigo aquarista na hora do sufoco.
A gente brinca falando em Gambiarra, mas o povo brasileiro é muito criativo!
Uma solução "Quebra Galho", muitas vezes pode ser a ruína de um aquario, mas também pode ser o que vai salvar os animais na hora que acontecer uma tragédia.
Compartilhar nossas experiências, por mais loucas que pareçam, pode ajudar um amigo aquarista na hora do sufoco.
- André Fonseca
- Moderador Global

- Apelido: DRECA
- Curtiu: 27 vezes
- Recebeu Curtir: 141 vezes
- Contato:
Com a iluminação do meu aqua sendo feita como nas fotos abaixo...

Minha "gambi" entra em "elétrica" ou "outros (especifique): iluminação"???
Hein, hein, hein???
Mas enfim, o importante é que funciona, as nossas "gambis"!!!

Minha "gambi" entra em "elétrica" ou "outros (especifique): iluminação"???
Hein, hein, hein???
Mas enfim, o importante é que funciona, as nossas "gambis"!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]
- Fabiano Batista
- Acanthurus achilles

Essa foi boa.....
Estou agora com um Boyu MT-50
Vai rolar um monte de "Gambi"......
Estou agora com um Boyu MT-50
Vai rolar um monte de "Gambi"......
-
Raphael Oliveira
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Rapha Roots
- Data de Nascimento: 06 Ago 1988
- País: brasil
- Curtiu: 3 vezes
- Recebeu Curtir: 6 vezes
filtro hang on com garrafa pet e arame num aqua doce
filtro de tartaruga de agua com pote de sorvete
difusor de co2 com pedra pomes kkkkk essa foi horriivel
iluminação pendurada com enforca gato
queimou a fonte da ventoinhas da azoo, conclusão o carregador reserva do note ficou no lugar
ventoinha quebrou o eixo roletado, kkkkkk essa eu perdi uns dias mas deu certo no fim coloquei um roleman de cubo de bicicleta
filtro de tartaruga de agua com pote de sorvete
difusor de co2 com pedra pomes kkkkk essa foi horriivel
iluminação pendurada com enforca gato
queimou a fonte da ventoinhas da azoo, conclusão o carregador reserva do note ficou no lugar
ventoinha quebrou o eixo roletado, kkkkkk essa eu perdi uns dias mas deu certo no fim coloquei um roleman de cubo de bicicleta
""Não sou 100% inútil, ainda sirvo de mal exemplo""
Meu pequeno oceano
Boyu TL-550, Rapha e Dani Roots
Minha selva
Minha Selva; Plantado Roots em Poá
Meu pequeno oceano
Boyu TL-550, Rapha e Dani Roots
Minha selva
Minha Selva; Plantado Roots em Poá