Meus aquas são grandes, respeitam as necessidades dos peixes, com muito espaço para o nado e poucas RVs, além de uma filtragem bacana.
Nesse ponto, a filtragem, tenho especial cuidado e desde que comecei a usar os HSA (High Speed Aeration) depois de passar por diversas “porcarias” (não vou falar as marcas, não é a idéia do tópico difamar ninguém), por mais que lotasse o aqua, minha água era extremamente limpa. Tão limpa que algumas espécies de corais que precisam de mais “sujidade” na água simplesmente não iam pra frente, sendo retiradas e doadas antes de morrer. O grande problema de usar os HSA, quer seja com válvula Beckett ou Spray Jet, é que eles precisam de bombas com muita pressão, não tendo importância a vazão, e todos nós sabemos que esse tipo de bomba de pressão consome muita energia.
Estava para mudar de casa na altura, tive que desmontar os aquas maiores e acabei quebrando a válvula do HSA.
Com isso, além da esposa pedindo pra diminuir o consumo de energia em casa, pensei em investir num aqua com bomba mais econômica, mas nem por isso menos eficiente.
Depois de muito pesquisar pensei em passar para os cônicos, mas os valores absurdos pedidos nas lojas ou os riscos para as importações eram um problema. Até que surgiu a oportunidade e acabei conseguindo um Bubble Magus.
Escolhido o tipo de Skimmer (cônico) e o fabricante, apareceu a questão da bomba, pois esses modelos são tocados por bombas fáceis de se arrumar peças de reposição e com um valor mais baixo, ou por bombas mais caras e resistentes, mas que não costumam ter maiores problemas para se trocar peças. Resolvi apostar na “longevidade” da bomba e parti para o modelo Bubble Magus BM 220-CS tocado por uma bomba Eheim 1260 com impeller needlewheel, que segundo o fabricante toca de 1200 bem estocado a 1700 litros moderadamente habitado. Todos sabemos que os fabricantes colocam esses valores lá pra cima, então se segurar pelo menos a metade disso (600 – 700 litros bem habitado), já me dou por satisfeito. E o melhor, com um consumo de apenas 65 W...
Fotos

A chegada do "brinquedinho" novo...

Ainda embalado, com uma "escala" para dar idéia do tamanho...

Bubble-plate e Eheim...

Detalhe do impeller needlewheel...

A "criança"...
Como o Elder disse no tópico do Skimmer dele, modelo Bubble Magus NAC9, apesar de "chinesinho" o acabamento é sensacional. Abaixo seguem alguns “detalhes” bem pensados dos BMs...

Base do copo emborrachada e caninho para descarte da "nhaca" já incluso...
Se vc não quiser colocar o caninho de descarte, não precisa se preocupar. O fabricante manda junto um "end cap" para que vc mesmo tampe a saída.

Detalha da base do copo, ficando com o encaixe copo - pescoço muito bem vedado...

Eheim e Bubble-plate "colocado" errado...

Essa pequena abertura na parte de trás do Skimmer para a saída do fio da bomba faz toda a diferença...
Já pensou como seria o desempenho de um Skimmer se ele ficasse "torto"?!

Skimmer, aqua já montado e rodando, junto com a "escala" de novo...
A BM informa que a coluna d`água ideal para esse modelo trabalhar é entre 25 e 28 cms. Como estava impossibilitado de colocar o Skimmer para rodar no Sump devido a um "acidente aquaristico", minha esposa ficou encarregada dessa tarefa e acabou não se atentando para a altura do nível do nosso Sump. Ao ligar e ver que estava tudo funcionando normalmente, não percebemos que o Skimmer estava trabalhando "afogado" com uma coluna d`água de 30 cms e o resultado foi que desperdiçamos aproximadamente 20 litros de água novinha, pois a garrafa pet de 3 litros transbordou e vazou para dentro da base.
Depois do susto e de passar um bom tempo enxugando dentro da base, além de repor a água perdida, corri atrás de duas placas de ardósia e um pedaço de isopor para servir de base. A altura do Skimmer ficou em 25,5 cms e o danado trabalhando "redondinho"...

Não parece, mas tem micro-bolhas e o Bubble-plate "vermelhão" ali sim!!!

Geral do Sump...
Minhas primeiras impressões sobre o funcionamento do Skimmer?!
Simples e direto: não estou sentido nenhuma falta dos HSA, pois esse Skimmer também é um "monstro" na hora de trabalhar!!!