🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

temperatura ideal

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: temperatura ideal

#21 Mensagem por fabio simoes »

Eduardo,

29º é muito alta para um aquário marinho.

Acho que em Fortaleza somente com o uso de um chiller.

É normal sim a temperatura do aquário ser mais alta que a do ambiente.

Qual sua iluminação?

O ideal é usar mais de um termômetro para ter uma idéia melhor.

Eu deixo o termometro dentro do reef e não no sump para medir a temperatura.

Eduardo_Ferreira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 653
Registrado em: 25 Mar 2013, 10:44
Data de Nascimento: 20 Fev 1984
Cidade: Fortaleza
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: temperatura ideal

#22 Mensagem por Eduardo_Ferreira »

fabio simoes,
Minha iluminação é uma lâmpada pl de 30w, já encomendei minha luminária de led. icon_clap Só falta chegar. icon_crybaby
Mas, por mais estranho que pareça quando a luminária acende a iluminação permanece a mesma, porém, quando ela desliga a temperatura começa a subir. icon_frusty
Acho que meu termômetro está ficando louco.
Com poucos recursos mas, bastante dedicação. Um dia chego ao nível dos amigos.
viewtopic.php?f=25&t=29309

saulo rafael
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 22 Fev 2011, 10:37
Apelido: saulo rafael
Data de Nascimento: 23 Jul 1984
Cidade: Hortolandia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: temperatura ideal

#23 Mensagem por saulo rafael »

Uma duvida . No caso daqueles ventiladores de geladeira, tanto faz colocar soprando no aquario principal ou dentro do sump ?

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: temperatura ideal

#24 Mensagem por Marco Augusto »

O mais importante como muitos falaram ai , é a variação mesmo, lembro que quando comecei com aquário marinho já era mergulhador ha alguns anos e quando me falaram "você tem que segurar a temperatura em 24 graus", não entendi e nunca segui isso... rsrsrs, nao temos uma temperatura dessas em recifes de corais na natureza, o que temos é uma pequena variação de temperatura durante as estações do ano e que é completamente saudável, eu mantenho com 26,5 - at 27,5 no verão e entre 25,5 - 26,5 no inverno, essa variação de 1 grau nao traz grandes problemas pros corais ...

Eduardo_Ferreira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 653
Registrado em: 25 Mar 2013, 10:44
Data de Nascimento: 20 Fev 1984
Cidade: Fortaleza
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: temperatura ideal

#25 Mensagem por Eduardo_Ferreira »

Marco Ferro,
Ótimo. Pois variação não tenho problemas e compartilho com a sua idéia.
Com poucos recursos mas, bastante dedicação. Um dia chego ao nível dos amigos.
viewtopic.php?f=25&t=29309

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 523
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:35
Apelido: RaikOu
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: temperatura ideal

#26 Mensagem por Fernando Marcos »

Aqui na época mais fria (maio até setembro) deixo em 25 e de outubro até abril fica em 27.
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

tom delgado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:22
Apelido: TOM
Localização: salvador-bahia

Re: temperatura ideal

#27 Mensagem por tom delgado »

Renato Vidal escreveu:A maior questão quanto a temperatura, como já citaram, é a variação.

A variação tem que ser no máximo de um grau durante todo o dia.

Então, se os equipamentos que possui, lhe permitem manter o aquário em 25°, oscilando entre 24,5 e 25,5, legal, mas, se os seus equipamentos, principalmente em dias mais quentes, não vão conseguir fazer isso, é melhor manter o aquário estabilizado em 27° por exemplo, oscilando entre 26,5 e 27,5 ou seja, tudo depende de onde o aquário esta e quais equipamentos disponiveis.

Observe que, para a manutenção de corais, quanto maior a temperatura, menor a qualidade, pois, com mais temperatura, o oxigenio dissolvido na água é menor, consequentemente, podendo prejudicar corais (principalmente SPS) que não estejam pela superficie do aquário.

Em casa, mantenho o sistema com temperatura estabelecida em 26 no inverno/primavera e em 27 no verão/outono, só que não tenho chiller, apenas ventiladores apontados na lamina d'agua, que ligam quando o aquário chega em 26,5 e desligam quando baixa de 26,2, a mesma coisa os aquecedores, 2 x 300 watts, que ligam quando chega em 25,5 e desligam em 25,8, assim, não passa de 26,5 e nem desce mais que 25,5.


Abraços



Tenho um chiller da resun que a histerese fica em 1 grau e não consigo deixar em 0,5 grau. Dai meu aqua fica em 27 graus oscilando ate 28 graus mas bem devagar isso umas três vezes ao dia pq o chiller já vem de fabrica com essa variação mínima de 1 grau. O que tenho duvida eh essa variação mesmo bem lenta pode prejudicar ou não vai afetar tanto?

tom delgado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:22
Apelido: TOM
Localização: salvador-bahia

Re: temperatura ideal

#28 Mensagem por tom delgado »

fabio simoes escreveu:Tenho um chiller da resun que a histerese fica em 1 grau e não consigo deixar em 0,5 grau. Dai meu aqua fica em 27 graus oscilando ate 28 graus mas bem devagar isso umas três vezes ao dia pq o chiller já vem de fabrica com essa variação mínima de 1 grau. O que tenho duvida eh essa variação mesmo bem lenta pode prejudicar ou não vai afetar tanto?


bom dia amigo tenho uma duvida: Tenho um chiller da resun que a histerese fica em 1 grau e não consigo deixar em 0,5 grau. Dai meu aqua fica em 27 graus oscilando ate 28 graus mas bem devagar isso umas três vezes ao dia pq o chiller já vem de fabrica com essa variação mínima de 1 grau. O que tenho duvida eh essa variação mesmo bem lenta pode prejudicar ou não vai afetar tanto?

Adrianob
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Mar 2019, 15:06
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 19 Ago 1975
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: temperatura ideal

#29 Mensagem por Adrianob »

tom delgado escreveu:
fabio simoes escreveu:Tenho um chiller da resun que a histerese fica em 1 grau e não consigo deixar em 0,5 grau. Dai meu aqua fica em 27 graus oscilando ate 28 graus mas bem devagar isso umas três vezes ao dia pq o chiller já vem de fabrica com essa variação mínima de 1 grau. O que tenho duvida eh essa variação mesmo bem lenta pode prejudicar ou não vai afetar tanto?


bom dia amigo tenho uma duvida: Tenho um chiller da resun que a histerese fica em 1 grau e não consigo deixar em 0,5 grau. Dai meu aqua fica em 27 graus oscilando ate 28 graus mas bem devagar isso umas três vezes ao dia pq o chiller já vem de fabrica com essa variação mínima de 1 grau. O que tenho duvida eh essa variação mesmo bem lenta pode prejudicar ou não vai afetar tanto?



Bom dia,

Tenho a mesma dúvida. A histerese (variação de temperatura, em relação à temperatura alvo programada, que ativa o funcionamento do chiller para resfriar ou aquecer) em 1oC é saudável em um reef misto, incluindo SPS? Ex: Alvo em 26oC e início de resfriamento em 27oC. Obviamente, preserva mais o aparelho do que quando fixada em meio grau (0,5oC), além de, provavelmente, ser mais econômico no consumo de energia.

Abs,

Adriano

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: temperatura ideal

#30 Mensagem por Nixon Cabeceira »

No meu reef deixo a diferença em 0,5ºc e o chyller liga a cada 04 horas. São 680 litros de água que tento manter em 26,5ºc.

Seria interessante fazer esta experiencia e ver como o chyller se comporta num intervalo de tempo com a mesma temperatura ambiente.

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”