🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#1 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Prezados, que tipo de lâmpada atenderia bem a um refúgio com bastante macroalgas, Ulvas e Vermelhas, com uma altura de 20cm X 10 cm de largura (estreito mesmo)? Duas PC de 6400 k devem dar resultado ou uma tubular de 20 w é suficiente? Ao contrário, é necessário alguma lâmpada especial, tipo "flora-glo"?

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Dentro desta possibilidade eu optaria por lampadas de menos de 6k, com luz amarelada, acentuando a fotossintese

1 w por litro já está bom
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#3 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Mauro, dei uma modificada na iluminação hoje, e coloquei dois soquetes para PC. Liguei duas PC de 25 w (a princípio está muito, mas são as que tenho no momento), mas não estou encontrando as de 5.200 k que já vi í venda (luz mais amarelada). Bom, eu vi que já deu alguma diferença por que durante o dia a quantidade de bolhas nas folhas das algas aumentou muito. Vou observar como fica. Neste tempo continuarei a procurar as de 5.200 k.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#4 Mensagem por jose Jorge »

Talvez seja a mais indicada mesmo.......

Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Vai usando aq vc tem, quando achar a outra faz a troca. icon_joia

Este Yuri

Onde cv consegue estas figuras legais icon_joia
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#6 Mensagem por jose Jorge »

Essa foi num link postado pelo Matias.......... icon_iCo01

Eu preciso dar uma estudada melhor...........mas acho que as Vermelhas nescessitam alguma coisa Actínica............na Iluminação............???

.............preciso verificar............... :-?

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#7 Mensagem por jose Jorge »

Olha esse LEDs Grow Light.........

http://www.kessil.com/products/h350_led_grow_light.php

Incríveis..................

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#8 Mensagem por Vinicius F. Reis »

chique esse led ein Yuri.
Mas pra refugio é um exagero, nénao?Rs

acho que pode até usar umas lampadas led mais comuns (10w), vai economizar energia e o led compensa na luminosidade.
o yuri manja mais disso, jaja posta uns do ML

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#9 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Yuri, fiz uma rápida pesquisa e achei a U$ 258,00 ... Acho que vou ficar nas PCs por enquanto ... :roll:

Esta questão da actínica é interessante ... Vou dar uma pesquisada melhor sobre isso ... As algas que vieram no kit do Matias são tão bonitas que dá pena deixar morrer por não conseguir oferecer iluminação adequada. icon_cry_smile

Vinícius, a iluminação com leds é mais "pontual", ou seja, estou até pensando em bolar alguma coisa, tipo uma fita de leds ou até várias fitas com várias cores. Será que isso traria algum benefício para as algas? De repente é algo que possa ser tentado e até pode dar certo, dada a pouca altura do refúgio (20 cm) ... Vou investir um pouco mais no assunto.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#10 Mensagem por jose Jorge »

Não...não.........é só uma curiosidade............ :-D

..............mais para ver os Gráficos do Spectro..........."Teoria"......... icon_assobiando

Talvez a Magenta e a Deep Purple..........sirvam como complemento.........de uma Iluminação Azulada..........com faixa no Spectro próximo ao primeiro Pico do PUR..........(435nm)..........faixa ideal para Coaris (Zoox)................

Esse tipo de Luz Rosada........tem faixa no Spectro.........próximo ao segundo Pico do PUR...........675nm..........como agente vê nos Gráficos.............

E do Ponto de Vista Botânico................é o mais interessante.................


Eu tenho Refletor Led 10W............20.000K.............mas é mais para Zoox...........

Para Refúgio....pode usar o mesmo Refletor............com Temperatura de Cor na Faixa dos 5/6 K.......mais Amarelada...........

Inclusive tem mais valor de PAR............do que os de 20.000K.................e pra Refúgio pequeno pode ser Legal............

Vai custar na faixa de 200 reais........mais ou menos............tipo no ML...........

Com a vantagem da Econômia de Energia......e não perde tanta qualidade da Emissão.........

Talvez muitos dos insucessos com Refúgios provenha da perda da qualidade da emissão das Lâmpadas Fluos...........???

No começo vai que é uma Maravilha.............derrepente começa a morrer.....inexplicavélmente...........

Macro Alga........."parece fácil"...........só parce...........eu já li até sobre enriquecimento de Substrato...........

Derrepente até algo na linha do Miracle Mud............e coisa desse tipo.................seja interessante............

Se a intenção do Refúgio for Denitrificante....................olha como a Granulometria influência na presença das Bactérias..............

Vejam estes dados:
cascalho: 2mm +(>2) água entre os graos: <15% abund. de bacteria: -
areia grossa: 0,5 - 2mm H2O entre grãos: 30% abund. bact.: -
areia fina: 0,05 - 0,5 H2O entre grãos: 40% abund. bact.: 1,0
siltes: 0,005 - 0,05 H2O entre grãos: 60% abund. bact.: 3,55
lama: 0,001 - 0,005 H2O entre grãos: 80% abund. bact.: 17,73
sedim. coloidal: < 0,001 H2O entre grãos: > 98% abund. bact.: 68,64
- = a não medido, mas certamente << 1
Fonte: Rheinheimer, G. 1985. Aquatic Microbiology, 3rd Edition. Jhon Wiley, New York,NY.



Olha como a Lama tem 80% de abundância de Bactérias..............enquanto o cascalho tem apenas 15%...............

Um dos motivos do "Milagre"..........Denitrificador............

Agora outro motivo importante da adição de MM por exemplo...........é o suprimento de alguns Elementos indispensáveis para as Macro Algas.........

Na verdade um Refúgio também tem suas Complexidades........... :-D

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#11 Mensagem por Matias Gomes »

Mauro Becker escreveu:Dentro desta possibilidade eu optaria por lampadas de menos de 6k, com luz amarelada, acentuando a fotossintese

gosto dessa configuração, já me recomendaram que usasse groluz ou aquaglo ou similares de aquariolifia doce no refugio para incentivar o crescimento das algas..
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#12 Mensagem por jose Jorge »

Olha o pessoal já usando combinação de LED de várias Cores............

http://www.3reef.com/forums/3reef-radar ... 22605.html

Essas são as últimas novidades lançadas na Feira MACNA 2011................

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#13 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Yuri, quanto maior o valor de PAR, melhor a intensidade luminosa? Tipo PAR 38 melhor do que PAR 20? Li também alguma coisa tipo acima de 20 w existe maior possibilidade de queima de leds ... Se afirmativo, conjuntos de 10 w são melhores do que 20 w por que esquentam menos? Achei também algumas lâmpadas tipo soquete de lâmpada comum, de várias cores ... Poderiam ser utilizadas? No ML tem muita oferta, mas para quem não entende a fundo de iluminação, fica difícil saber qual o mais adequado ... Vc tem alguma sugestão?

Notei que principalmente as Ulvas já estão com muitas brotações aparecendo, mas queria incentivar mais as vermelhas e uma muda de sargaços que veio no conjunto. Ainda não achei material falando sobre a necessidade luminosa deste tipo de algas. Se alguém souber algum artigo, por favor, poste aqui.

Achei este artigo muito interessante ...

Iluminação

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#14 Mensagem por Celso Suguimoto »

Edimar se baseie na iluminacao de plantados... algas sao plantas... e se beneficiam do mesmo tipo de espectro.

A dica do Matias é legal... senao usa lampada PL mesmo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#15 Mensagem por jose Jorge »

Não..........PAR (Photosynthetically Active Radiation)..............é uma Faixa do Spectro 400 í 700nm..............

E o PUR (Photosynthetically Usable Radiation)...........é o que interessa.........e tem dois picos.......o primeiro í 435nm.........é o Azul..........e o Segundo Pico í 675nm............é o Vermelho........

O Medidor de PAR............talvez não identifique muito bem.........ou quantifique em qual Pico sua Luminária tem Ênfase...........

Se for Luminária para Coral.............tem Ênfase Azulada........que é o Primeiro Pico.........Actínico........

Se for Luminária para Plantas................tem Ênfase Avermelhada.............que é o Segundo Pico..........Magenta..........

Talvez o PAR Meter não faça distinção..........e a medida abrange toda a Faixa dos 400nm....até 700nm................

Como não tenho um PAR Meter...........me basio nas escassas informações que consigo encontrar...........

E eu montei uma Luminária com Refletores LED........2 de 10W...........1 de 20W.........todos com 20.000K..................

Imagem

E por terem K elevado..............vão ter menos PAR que Refletores com K menor.................isso Teoricamente.........e sendo Refletores iguais de mesma Wattagem............e da mesma Marca.........somente diferindo na Temperatura de Cor.........(K)..........

Como no Refúgio...........voçê vai dar preferência para 5/6 K.............o valor de PAR pode ser um pouco mais alto que o mesmo Refletor de 20.000K..............

Medir o PAR..........e regular a Luminária é importante para não Faltar Iluminação..............e nem ter em Excesso...........

O Excesso é tão prejudicial quanto í Falta...........Saturação............e a Fotossíntese é interrompida.........

O segredo é regulagem................

Medindo o PAR.............. 8-)

Segundo me informei...........é um equipamento que era muito Caro í alguns Anos..........mas que já foi vendido í 200 Dolares.........nessa última Feira MACNA 2011..........

Todo mundo tá comprando..............e deve baratear mais ainda..................

O interessante do PAR Meter.........é que voçê pode usar qualquer tipo de Iluminação.......ou Tecnologia....................e sempre vai obter resultados melhores...........por causa da regulagem...........

Lógico que aqui só falo de Intensidade...............

A Temperatura de Cor...........K..........da Lâmpada que vai ser usada............é um conceito que o Aquarista deve ter antes da compra...............com base nos Organismos que vai ter no Aqua.............se é Coral....ou Macro Alga................

Depois é só regulagem................mediu o PAR............regulou a altura da Luminária.............

Mas isso tudo........é a direção que se está tomando........para o Futuro................quando o Equipamento baratear mais.........

Hoje em dia é muito difícil voçê conseguir realizar tudo o que agente pensa......................

Mas com um certo "Jogo de Cintura"...........agente consegue se aproximar de resultados Ideais..........

Talvez a mistura seja mais interessante.........................mas aí já entra no campo experimental............

Tem Foto desse Refúgio............???

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#16 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Yuri tenho fotos sim. Quando chegar em casa eu posto aqui. Tem fotos com e sem as algas. É um refúgio pequeno, 10 cm de profundidade, 20 de altura e 60 de altura (com sexto vidro). Fica acima do display. Comprei hoje duas lâmpadas, uma de 30 leds e uma de 36, mas seu foco é muito concentrado, daí, acho que terei que pensar em maneiras de posicionar de forma a não deixar pontos escuros. Estou pensando em diminuir a potência das duas PCs de 25 w para duas de 15 w e colocar umas 4 lâmpadas de leds, duas vermelhas e duas azuis ... Como vc disse, acaba tendo que ser por tentativa e erro mesmo ... O que acha?

Celso, acho até que as gro-lux seriam melhor pedida, mais fáceis de acertar. Porém, o espaço para lâmpadas é muito restrito e nem cabe as de 20 w, por 1 cm de largura (já testei). Cabe apenas uma tubular de 15 w ...

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#17 Mensagem por jose Jorge »

Os 2 Picos do PUR...........o Azul e o Vermelho............são referentes ís Zooxanthellas..........que são as Algas que vivem nos tecidos dos Corais.......


As Macro Algas tem outro requerimento Luminoso.............


Eu usaria a Luz do Dia.......5.500K.................

Algo desse tipo...........

http://www.naturallighting.com/cart/sto ... how_detail

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#18 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Yuri, então lâmpadas rosadas não seriam tão bem indicadas ... Ou são? E o que dizer da iluminação para algas vermelhas? Temperaturas de 5200 k a 6500 k será que atenderiam?

A luminária que vc fez agora eu consegui ver, por que no trabalho as fotos não aparecem ... Se não me engano os refletores que vc utilizou acha no ML ... Mas 20.000 k não é o ideal para refúgios, correto? A menos que seja para mudário ... Qual é a utilização da sua luminária?

O meu refúgio é o da foto. Nela tá tudo "lindo" por que tava novinho. Agora, depois do kit do Matias tá tudo tomado de algas marrons e cianos. Os snails estão fazendo um belo trabalho, mas ainda não comprei teste de silicato para ver minha água de reposição. Por enquanto, vai ficando do jeito que está. Como já disse, no momento o refúgio tá com duas PCs de 25 w (6.500 k), o que considero forte. Acho que vou mudar para duas de 15 w. Mas ainda não fechei a questão da iluminação, por que, embora as ulvas estejam brotando, as vermelhas estão feias. Pensei numa lâmpada de leds vermelha em cima delas, será que funciona?

Pensei também é uma T5 rosa + uma T5 de 8.000 k como alternativa ...

Imagem

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#19 Mensagem por jose Jorge »

Muito Legal seu Aqua.................. clapping_02

A Luminária que eu montei.....é de um Cubo de 50 X 50 X 50.................e é direcionada as Zooxanthellas..........podendo ser de Corais ou Anêmonas..................

Não tem nada há ver com Algas...................

Bom agora a questão são as Vermelhas...............

O Link daquela Tabelinha..............

http://marineplantbook.com/marinebookpage8.htm

O Texto diz que as Vermelhas se beneficiam mais com um Spectro Azulado.................Actínico.......

Então acho que se deve decidir qual tipo de alga vai querer cultivar no Refùgio...............

Se forem as Verdes...........5.500K.............e se foem Vermelhas..........pode usar Actínica............

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#20 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Yuri, este aquário está sendo "gestado" desde dezembro do ano passado. Fiz inúmeras alterações na estrutura dele, buscando eliminar todas as possíveis falhas e deficiências no projeto, antes de povoá-lo com corais ou peixes. Tenho tido muita satisfação em ver que minha paciência e perseverança estão produzindo frutos. Acho que brevemente terei condições de atualizar o tópico dele com fotos definitivas.

Fiz algumas alterações no meu refúgio, baseado nos tópicos que estamos discutindo aqui ... Observei que na caixa da T5 "purple reef", que estava usando na luminária, o espectro luminoso dela está na faixa do amarelo para o azul ... Pensei então que ela poderia atender ís macroalgas. Bom, encostei os soquetes das PC num lado do refúgio e instalei ao lado delas uma calha para T5, colocando nela a Purple Reef (Aqua revolution). Retirei também uma boa parte da massa de algas que tinha vindo, que certamente estavam deterioradas, fiz uma limpeza geral e liguei a iluminação nova. A impressão que tenho é que as algas vermelhas se sentiram bem com a nova iluminação. O fato de estarem cobertas de bolhas significa que estão realizando a fotossíntese? Isso pode ser um bom sinal?

Na dúvida, vou encomendar uma T5 de 8.000 k para substituir a Purple, caso eu note que não houve resultado. Agradeço o link sobre o espectro luminoso. Foi muito instrutivo!

Obrigado pela atenção ... icon_joia

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”