🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#41 Mensagem por Elder Luis »

qual o fotoperíodo que vai vai utilizar? qual seu nível de nitrato e fosfato?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#42 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Elder, o fotoperíodo do refúgio é o mesmo do display, por que ele fica acima e não dá para fazer invertido por que o display ficaria iluminado também. Num reator está ligada uma actínica que ilumina o display e a outra que ilumina o refúgio, ou seja, ambas acendem e apagam ao mesmo tempo, com 10 horas de iluminação. O refúgio tem apenas 12 cm de altura, portanto, acho que aproveita muito bem a actínica, que fica num refletor com espelhamento de alumínio anodizado (by Andretti).

O nitrato tá "zero" (teste novo da Sera) e o fosfato ainda não medi, por que ainda não comprei o teste.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#43 Mensagem por Celso Suguimoto »

Edimar diatomaceas costumam surgir e desaparecer rapido... elas sao comuns em aquarios novos... sua água de reposicao deve ter muito silicato pra continuarem... a qualidade da água varia durante o ano. Eu quotei um post do Bizeto em relacao a resinas... alem do tap water outra alternativa é usar alem da resina mista uma cationica e outra ionica. Nao sei se apenas trocando a iluminacao isso vai resolver... espero q sim.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#44 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Celso, desculpe, ainda não coloquei comentário sobre seu post lá no outro tópico. Agradeço sua ajuda e vou fazer ainda algumas considerações sobre o assunto lá. Na verdade tem quase nada de diatomácea no display e percebo que nitidamente estão sumindo mesmo. O que aconteceu no refúgio acho que é um misto de iluminação inadequada, deficiência de circulação e pouca equipe de limpeza. Coloquei só dois snails lá, mas percebi que aos poucos eles estão ficando sem alimento. Vou aguardar uma semana para ver se há alguma melhora, mas já noto que diatomáceas e aquele filme que se depositou sobre as macroalgas já está nitidamente sumindo.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#45 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bom relato... dizem q o espectro vermelho favorece algas realmente... mas como o objetivo era um refugio com algas... em corais induz ao branqueamento pq vermelho tem um PAR maior ... entao lampadas vermelhas sao fotossinteticamente mais fortes.... por isso alguns misturam aquelas Fuji rosadas com as azuis T5
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#46 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Celso, eu tentei também uma T5 da Aquarevolution de 24 w chamada "Purple Reef", cuja sensação luminosa era bastante rosada, mas não houve diferença significativa. Será que existe T5 "vermelha" mesmo, como aquelas do tipo "flora-glo"? Vou pesquisar.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#47 Mensagem por Celso Suguimoto »

Existe sim... é pra plantado.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#48 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Por estes dias, tenho visto claramente brotações nos dois tufos de algas vermelhas. Acho que estou no caminho certo. Ontem observei um dos snails limpando a película que está cobrindo as algas, em um dos pontos. Penso em colocar uma pequena astrea, que está no display, que acho que são mais efetivas que os snails. Veremos se vai funcionar. Se conseguir remover o filme, certamente as algas vão prosperar muito melhor ... Ainda estou pesando se vale a pena colocar alguma outra lâmpada ou deixar como está.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#49 Mensagem por marcio rodrigo »

Coloquei dessas algas no meu sump e optei por luzes de 2700 k e testei tambem com de 6500 k só que apesar do fosfato estar em 0.36 e nitrato em 5 ppm as algas ficam marrons.Mesmo virando elas todos os dias.Não sei qual o problema.

Guto Guima
Usuário Comercial
Mensagens: 86
Registrado em: 14 Mai 2016, 17:35
Apelido: Planeta Oceano Reefs
Data de Nascimento: 01 Nov 1978
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iluminação para refúgio com algas. O que usar?

#50 Mensagem por Guto Guima »

Estou tendo muito sucesso com led Full spectro de 50 watts com lente... neste led tem toda a as temperaturas de cor que as algas precisam

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”