🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ictio o terror

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
wagner Andrade Jr
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: wagner
Data de Nascimento: 06 Jun 1982
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Ictio o terror

#1 Mensagem por wagner Andrade Jr »

Prezados,

4 semanas atras comecei a perceber pequena manchas cinza escuro/pretas no meu Sailfin (proxima a guelrra acima e abaixo) imaginei que fosse black itcio e comecei a pesquisar... alguns dias depois disso começei a notar pequenas manchas brancas na calda. No dia seguinte vi o peixe se raspando nas pedras e no fundo do aquario. Tive certeza que era itcio o peixe estava agitado e meio ofegante.

Resolvi tomar providencias:
Como não tenho e não consigo montar um hospital.
Decidi ir pelo caminho da homeopatia (brincadeira a partes, pq vi todas soluções possivel nas pesquisas sobre itcio).
Comprei um Filtro UV e duas raçoes a base de alho (tropic garlic e dr bassleer) além de fazer uma pomada de alho para colocar no nori que dou duas vezes por semana para eles.
Passados 3 dias que comecei a fazer isso percebi que todas as manchas pretas e brancas sumiram. Imaginei que poderia ser apenas o ciclo da itcio e continuei o trabamento.
após 2,5 semanas os peixes estão fortes como boi. estou até reduzindo a comida (fosfato bateu 0,08). nunca mais vi nenhuma mancha.

Estou pensando em desligar o filtro UV? até pq tenho um red scooter que como microbiologia.

O que vocês acham? tive itcio e curou ou fui apenas apavorado e nunca tive nada?

desligo ou nao o filtro UV?

todos outros parametros estavam perfeitos.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ictio o terror

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Acho que pode ter sido ictio sim.

Geralmente uma alimentação reforçada (qualidade), já resolve. icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu trouxe dos EUA duas racoes da New Life, uma para ectoparasitas (ictio) e outra pra vermes internos (não usei)

Imagem

Eram lançamento por la ainda... talvez cheguem no Brasil

http://reefbuilders.com/2014/08/30/life ... ex-shield/

http://www.reef2rainforest.com/2014/09/ ... parasites/

Pela recomendação em relação a tomar cuidado com corais não ingiram e pela composição tem cobre entre outros elementos
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Brancalion
País: BR
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

#4 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Celso Suguimoto escreveu:Eu trouxe dos EUA duas racoes da New Life, uma para ectoparasitas (ictio) e outra pra vermes internos (não usei)

Imagem

Eram lançamento por la ainda... talvez cheguem no Brasil

http://reefbuilders.com/2014/08/30/life ... ex-shield/

http://www.reef2rainforest.com/2014/09/ ... parasites/

Pela recomendação em relação a tomar cuidado com corais não ingiram e pela composição tem cobre entre outros elementos

Deve ser uma boa para usar em um hospital e não ter que se preocupar com a hiperdosagem de cobre para tratamento.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Na realidade a precaução é apenas na ingestão dos corais do alimento e não a restrição do uso em reefs

Ick-Shield pellets can be used in a reef tank as long as precautions are taken to not allow corals to consume the pellets, making it less toxic to reef than other Ich treatments. Hex-Shield is safe with corals.

Pra quem pira com zanclus e achilles ... deve ter uns 20 achilles nesse tanque que usaram pra testar a racao...rs

[BBvideo 640,480]http://youtu.be/F2ptQLh8Tuo?list=UUv16RaqFrCpnRaguy7JITiw[/BBvideo]

http://youtu.be/F2ptQLh8Tuo?list=UUv16R ... aguy7JITiw
ReefCelsois III

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#6 Mensagem por Radagast »

Olha o tamanho do aquário onde os bichos ficam depois da quarentena! A ração parece mesmo ótima, mas não é Deus em pote, né?

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#7 Mensagem por André Fonseca »

Wagner,

Mantenha o UV ligado, o parasita tem uma fase onde fica na coluna d´água e o UV vai esterilizar tudo que passar por ele...

Além do UV e da comida com Alho, outra forma de auxiliar a briga contra o Ictio é aumentar a circulação da água, pois assim "alivia a coceira" dos peixes, evitando que se esfreguem nas rochas ou substrato.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marina Fodra escreveu:Olha o tamanho do aquário onde os bichos ficam depois da quarentena! A ração parece mesmo ótima, mas não é Deus em pote, né?

O principio ativo é cloroquina... mas não é totalmente novidade como racao medicamentosa e contem sulfato de cobre por isso a recomendação em relação a invertebrados. Eu acho valida desde q o peixe esteje comendo pois ai não tem milagre mesmo. Na realidade o melhor tratamento para ictio ainda acho hiposalinidade

http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=11118
ReefCelsois III

Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

#9 Mensagem por Leo Cardoso »

Celso Suguimoto escreveu:Na realidade a precaução é apenas na ingestão dos corais do alimento e não a restrição do uso em reefs

Ick-Shield pellets can be used in a reef tank as long as precautions are taken to not allow corals to consume the pellets, making it less toxic to reef than other Ich treatments. Hex-Shield is safe with corals.

Pra quem pira com zanclus e achilles ... deve ter uns 20 achilles nesse tanque que usaram pra testar a racao...rs

[BBvideo 640,480]http://youtu.be/F2ptQLh8Tuo?list=UUv16RaqFrCpnRaguy7JITiw[/BBvideo]

http://youtu.be/F2ptQLh8Tuo?list=UUv16R ... aguy7JITiw

na real esse vídeo não quer dizer nada, né?
pelo menos da última meia dúzia q lembro ter visto q tentou achilles e zanclus, eles morreram "do nada", sem nenhum sintoma aparente (jorge andre e john são exemplos bem recentes).

em tempo: tb peguei uma de cada. na real só a pra parasitas intestinais me interessa, mas a de íctio peguei mais pra satisfazer minha curiosidade quando for "hospirentenar" algum novo habitante ou "testar" no peixe de algum conhecido :lol:

se usá-la nos próximos dias deixa um relato do q achou, Celso.

um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leo só vou usar se tiver peixes com parasitas, por enqto nada... e tenho outros potes abertos então se abrir ela agora acho q vai mofar pois não usaria racao medicamentosa em peixe são.... mas como medida preventiva acho ótimo pois é bem melhor do q tentar alho ou outras coisas do gênero, que por sinal também faz parte da composicao

agora em relação ao vídeo como prova conclusiva é por ai mesmo... mas pra quem já teve um achilles sabe como o bicho pega ictio só no pensamento... e esses ai estão zerados... Dos casos que conheço de perda a maioria teve parasitismo antes... Eu, Digiamo, Edson Lopes e uns 3 na importadora e ai vai...Morte súbita apenas um de uma loja. Bateria de loja muitas vezes engana pois colocam cobre. Esse sábado fui numa loja ver um que tava com 4 meses (foi vendido), mas ainda tinha sinais de ictio, não levei pq o preço tava meio salgado... 2900,00
ReefCelsois III

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#11 Mensagem por Vinicius F. Reis »

:shock:
mto legal um cardume desses ein.

E mto interessante essas racoes, basta saber se realmente funcionam. (com relatos de proximos melhor ainda)

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

#12 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Vinicius F. Reis escreveu:mto interessante essas racoes

plus_icon

Celso, você acha que não vale usar preventivamente em uma quarentena? To pensando em comprar essas.

Eu não cheguei a usar, mas comprei essa para adaptar peixes recem chegados New Life Finicky

Imagem

Comprei a pouco tempo também um aquário para quarentena (50 x 50 x 65), para adaptar com hiposalinidade, mas só vou tentar um novo Zanclus depois de Março. Até lá, mais pesquisa e quem puder ajudar será de grande ajuda.

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#13 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Ainda assim acho que Zanclus e Achilles tem algo errado na captura e transporte, em breve alguém vai descobrir algo para melhorar isso.

wagner Andrade Jr

#14 Mensagem por wagner Andrade Jr »

Legal essa ração boa alternativa.

eu tenho 2 rações com garlic e duas sem. batido de nori com alho também foi muito bem aceito.

já fazem quase 5 semanas sem nenhuma mancha ou coceira.

ainda acho que eu exagerei e peixe provavelmente não tinha nada pois foi muito facil a eliminação do mesmo.

de qualquer forma todo dia examino comportamento e pele do animal e ele continua saudavel como um touro!!!.

Quanto a UV deixei desligada pois como tenho dois comedores de microvida tenho medo que o UV posso reduzir a população.

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#15 Mensagem por André Fonseca »

wagner Andrade Jr escreveu:batido de nori com alho também foi muito bem aceito.

Qual é a receita???

Só bater Alho e Nori???

wagner Andrade Jr escreveu:Quanto a UV deixei desligada pois como tenho dois comedores de microvida tenho medo que o UV posso reduzir a população.

O Uv só vai esterilizar o que passar pelo filtro, a microvida que alguns animais caçam ficam nas rochas e substrato, não vai passar pelo filtro não.

wagner Andrade Jr

#16 Mensagem por wagner Andrade Jr »

Alho fresco ralado bem fino dessa pasta e liquido que sai eu esfregava com o dedo sobre o nori deixando micro pedação na alga. os tangs e até palhaços comiam.

foi muito bom!.

Vou ligar novamente a UV então. estou com um pouco de alga sabe se o UV ajuda? acabei de postar o meu aquario no mostre seu aquario. da pra ver o sailfin forte que nem touro nele embora as fotos estejam pessimas (celular e ipad) preciso comprar um camera.

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#17 Mensagem por André Fonseca »

Ah tá, entendi...

Pensei que vc preparava alguma coisa no liquidificador, triturando o Nori e o Alho...

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

Jorge Andre Borges escreveu:Ainda assim acho que Zanclus e Achilles tem algo errado na captura e transporte, em breve alguém vai descobrir algo para melhorar isso.

Achilles pode até ser como aconteciam com os powder blue no passado, mas de qq forma são extremamente sensíveis a parasitismo.... Zanclus já não, parece mais ser algo relacionado a carência alimentar.

Tem um gringo que conseguiu manter por anos, mas literalmente coletava esponjas pro animal. O Matias tentou com esponjas e foi pro vinagre do mesmo jeito. Tem um português q deve ter matado uns 10 tentando mantê-los vivos cheio das teorias
ReefCelsois III

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#19 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Celso Suguimoto escreveu: Zanclus já não, parece mais ser algo relacionado a carência alimentar.

Então será que em breve poderemos ter alguma ração que ajude? Essa que comprei não cheguei a usar, mas parece ser boa e as que você indicou acho que seria bom nos primeiros meses para garantir a adaptação sem doenças ou parasitas.

Na sua Opinião o que mais posso fazer?

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#20 Mensagem por Celso Suguimoto »

Jorge tem uma thread enorme na reefcentral sobre o assunto, inclusive eu, Matias e um cara do Rio participamos. Infelizmente no caso do zanclus ainda acho melhor não comprar... tem alguns relatos esporádicos de sucesso, mas isso é relativo pois um peixe em cativeiro dificilmente tem a mesma sobrevida de um na natureza descontando a predação natural, senão literalmente o comercio de animais não existiria pois uma vez comprado o animal duraria anos e não é o q vemos.

Eu tive um por alguns meses, começou a comer todos meus zoas e mudas de spss. Acabei vendendo, mas não sei se quem comprou manteve por muito tempo pois alguns meses depois anunciou o desmonte.

Eu acho um animal fantástico, mas sinceramente não manteria de novo além dessas mortes súbitas ainda é complicado de manter com corais.
ReefCelsois III

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”