Bem-vindo: 14 Ago 2018, 19:56

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: R.O. é exagero?
MensagemEnviado: 21 Jul 2018, 16:01 
Citar mensagem
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

Curtiu: 0 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes
Apelido: Fare
Olá pessoal.

Depois de uma longo e sofrido intervalo, estou voltando aos aquários marinhos. Montei um semi cubo (60 x 50 x 50), e estou com uma sensação muito boa de recomeço, como um reencontro com uma parte muito boa da minha vida que estava parada :-) .

Hoje fiz a primeira TPA. Não tenho RO, mas comprei um deionizador desses do Mercado Livre mesmo. O TDS na minha água de torneira é 37, e na saída do deionizador sai zero TDS.

Vendo isso, fiquei pensando... se o deionizador sozinho já me dá uma água com zero TDS, por que eu precisaria do RO? Como limpar mais a água do que zero? Existe algo que o RO tira e que o medidor de TDS não mostra?

Claro, existe o lado econômico, acredito que usando o filtro RO antes do deionizador a resina vai levar muito mais tempo para saturar, e a longo prazo talvez ele se pague. Mas minha dúvida é mesmo o lado da pureza da água, por que uma água que já tem TDS zero precisaria de mais filtragem?

Um abraço a todos!

Título: Re: R.O. é exagero?
MensagemEnviado: 22 Jul 2018, 08:05 
Citar mensagem
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

Recebeu Curtir: 6 vezes
Apelido: CABECEIRA
A sequência do R.O geralmente é para economizar a resina do DI e as membranas:

1º Refil de filtragem mecânica ( celulose )... aqui fica o barro/areia que vem na água
2º Refil de carvão ( carvão ativado )... para retirar o cloro e outras químicas da água
3º Refil de resina ( resina mixta )... retira os íons ( cations e anions de metais por ex da água )

Depois entra nas membranas de RO QUE RETIRAM até SILICATO. SILICATO a maioria das resinas não retira e é dificílimo de ser medido em testes mais comuns.

Possuo um desses aqui: http://www.lojatopbarcos.com/tienda/oci ... tek-deluxe

Vantagens: os dois primeiros refis são BEM MAIS BARATOS que o refil de resina ou as membranas, o que barateia e muito a manutenção ao longo dos anos.

Já troquei o refil de celulose e carvão duas vezes e até hoje não precisei trocar o de resina e nem as membranas.

O deionizador sozinho funciona, mas vai saturar a resina rápido ok.

Eu tenho um consumo semanal da ordem de 50 litros de reposição e mais uns 30 litros de TPA QUINZENAL, então pra mim é inviável só o deionizador.

abse boa sorte.

...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

MensagemEnviado: 26 Jul 2018, 06:30 
Citar mensagem
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

Recebeu Curtir: 2 vezes
Apelido: Fare
Nixon, é o que eu imaginava, que para um consumo maior de água o RO acaba sendo mais econômico a médio e longo prazo. Vou avaliar a duração da resina por aqui, se for o caso eu investirei em um RO.

MensagemEnviado: 28 Jul 2018, 01:35 
Citar mensagem
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus

Recebeu Curtir: 4 vezes
Apelido: Matheus Peixoto
Data de Nascimento: 25 Ago 1995
País: brasil
Seja bem vindo ao hobby Fabrício !!

Bom, vamos lá.

Não fique tão vidrado em TDS. Não é porque está zerado que a água está totalmente pura. O tds pode estar zerado e a água estar carregada de silicato, pois ele não aparece na medição do aparelho, apenas em testes, como nosso amigo disse acima. Como também pode acontecer o contrário, seu tds estar 005 por exemplo e esses 005 que estão passando ser apenas sódio, o que não vai te causar mal algum. O importante é utilizar mídias de qualidade, resina mista sempre de proporção 40% catiônica / 60 % aniônica (MB 400 ou MB 20).

Quanto a qualidade da água produzida, isso dependerá muito da qualidade da água de entrada, mas o RO com certeza tem uma capacidade de reter "impurezas" muito superior a um simples deionizador, por ser um equipamento muito mais completo.

Vantagens: qualidade superior de água, maior rapidez na produção, vida útil da resina prolongada.

Desvantagens: é um sistema que exige um investimento inicial relativamente alto, porém a longo prazo você verá o benefício.
A outra desvantagem é o descarte de água produzido pelo sistema, mas que vc pode reaproveitar pra lavar o quintal, roupas e etc..

Já tive um deionizador simples, que eu mesmo construí. Hoje tenho um RO. Motivos ? Qualidade da água e vida útil da resina. Com a água de entrada na minha cidade eu conseguia fazer no máximo 350 litros sem saturar a mesma.

Espero ter ajudado. Um abraço.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

MensagemEnviado: 09 Ago 2018, 15:25 
Citar mensagem
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 87 vezes
Apelido: Denis
País: Brasil
Boa tarde,
Sistemas de RO/DI possuem uma capacidade de produção elevada.
As resinas chamadas de TAP WATER que são as conhecidas MB20 e MB400 que mudam de cor.Para remover silicato uma coluna de 50 cm de resina é suficiente!Ideal seria 120 cm..Acho RO um item indispensável em qualquer sistema marinho!!

Abraços

Denis

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas