🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário do trimestre

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Aquário do trimestre

#1 Mensagem por Matias Gomes »

Salve amigos do Brasil Reef

Novamente somos presenteados com imagens deslumbrantes deste hobby que tanto nos fascina.

Desta vez para este TRIMESTRE de Set./Out./Nov. trazemos um BOYU, Bem elaborado e montado por quem não consegue abandonar o hobby, independente das adversidades do dia a dia.

Bem, devemos no entanto não esquecer da primordial ajuda da "supervisora da Montagem". Para nós ficou claro que esta montagem tinha alguma ajuda especial. icon_joia


Nossos parabéns ao Boyu EA100 e seu aquarista, nosso conhecido e dedicado Erick Camargo.

Este aquário está incluido na Galeria dos Campeões
Caros amigos e colegas

O Brasil Reef parabeniza o aquarista Erick Camargo e seu BOYU, indicados pela maioria como aquário do trimestre

BR: Nome do aquarista e de seu aquário?

R: Erick Camargo - Boyu EA100

Imagem

BR: Quanto tempo deste aquário? Como foi seu primeiro contato com o hobby ou o que te levou rumo a esta atividade?

R: Tenho este boyu por aprox 3 anos e meio, e há 2 anos eu o remontei alterando cor do fundo, substrato e layout de rochas).
Meu primeiro contato com o Hobby foi há uns 9 anos atrás eu acho", e comecei com um boyu MT50. Sempre gostei de aquários, meu pai tinha um aquário (aqueles básicos de enfeite), não era aquarista, mas tinha um aquário. E sempre me via naquela situação: Uma casa, filhos e um aquário lindo! hehehe

Na foto abaixo dá pra ver ele (estava apagado), já devia ter uns 2 anos de montado.
Imagem

BR: Faça uma descrição de seu sistema:

R: Vamos lá
Aquário Boyu Ea100
Iluminação: Luminária hopar que era de T5 e eu modifiquei colocando 72 leds de 3w
Circulação: Vortech MP10 (tenho ela há pelo menos 4 anos, ela vem acompanhando meus aquários)
Substrato: FijiPink
Rochas naturais
Skimmer: Laranjinha do Basso (Estou com um novo pra substituir devido ao barulho)
Refúgio com Macro algas e substrato (10cm de altura)
Reposição automática: Sensor de Nível Icos ligado em uma bomba de 1000 l/h
Retorno: Sarlo Better 2000 l/h
Foto Período: dás 10 ás 20

BR: Qual foi o primeiro habitante de seu aquário?

R: Uma Aptásia.. hehehe Ela veio em uma das rochas que peguei e quando ela se abriu (depois de uns 2 dias), eu achei o coral mais lindo do mundo hahaha
Mas meu primeiro Habitante mesmo foi um Ocellaris (que tenho ele até hoje, ele completa 8 anos esse ano). Troquei nunca garrafa de Red Label com um amigo.. (Não foi fácil meu começo).

Só achei uma foto dele.. no orkut ainda.. haha
Imagem


BR: Qual foi ou é o maior xodó?

R: Uma Cynarina Red Rosé que tive - Perdi para um Hepatus terrorista.

Imagem

BR: Qual a melhor experiência ou lembrança que você tem ou teve com o aquarismo?

R:Ah, esse hobby me deu diversas lembranças gostosas e aprendi muita coisa com ele. Mas as que mais me marcaram foi ver a primeira desova dos meus ocellaris, a simbiose de um ocellaris que tive numa tridacna de 25cm de concha e ver um ocellaris no meu antigo aquário de 7 litros que tinha no escritório, entrar num mushroon green hairy quando estava assistindo vídeos de simbiose na frente do aquário.

Tem um artigo sobre isso neste site:
http://www.aquablog.com.br/2012/07/entr ... -simbiose/

Imagem


BR: Qual a pior?

R: Quando viajei para comemorar meu aniversário e por ironia do destino, meu chiller queimou e meu red sea max 130 chegou á 38graus. Perdi TUDO, 4 anos de carinho, dedicação, mais de 4 mil reais em animais e 1 casal de mandarins que eu tinha estudado muito para conseguir fazê-los comer ração industrializada.

Tem um relato neste post:
http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?t=7226&p=68380

BR: Como você percebe o aquarismo no Brasil?

R: Humm, esse é um assunto longo,, Mas acredito que o aquarismo no Brasil só não evoluiu mais devido ao povo que infelizmente temos, não só no hobby mas no país. Tudo é muito caro, as informações não são dadas com intuito de ajudar e sim de lucrar algo com isso.

Acredito que essa pergunta seja um pouco delicada, pois existem fatores (no meu ponto de vista), afinal sou apenas um aprendiz de aquarista, que talvez acabe agredindo um certo perfil de pessoas que fazem parte desse hobby, tanto aquaristas quanto vendedores, mas vamos lá.

Algumas situações em que talvez sejam as principais para o aquarismo não crescer ainda mais no Brasil.

*O lojista que só pensa em dinheiro, por exemplo:

Se ele enfia um monte de coisas que o cliente nunca viu na vida, não explica como utilizar (sim mesmo com o rótulo atrás da embalagem, muita gente tem dificuldade em assimilar os termos usados no aquarismo). O cliente acaba perdendo tudo que foi vivo no aquário dele, sem falar que o gasto inicial para se montar um aquário marinho no Brasil é relativamente alto. Pois se é um aquário pequeno (Pico ou Nano) o gasto é até que considerável porém o desafio ainda é maior pois é necessário conhecimento para manter todos os parâmetros em níveis aceitáveis (Qualidade da água). Se for um aquário maior, onde a facilidade para se estabilizar é maior, o gasto é ainda maior, pois um aquário grande requer um skimmer potente, uma iluminação de qualidade e forte, mais elementos tais como (sal, substrato, rochas, água deionizada ou RO “reverse osmosis”, bombas de recalque e circulação, equipe de limpeza e etc). Ou seja pra quem mal entrou no hobby dar de cara com uma perda dessas, é convite certo pra nunca mais voltar ao hobby e pegar um medo que consegue espalhar aos amigos dele que talvez se interessem.

Outro grande problema que vejo acontecer não é de hoje, são aquaristas que fazem de seus aquários (que deveria ser hobby e um passa tempo saudável), verdadeiras lojas dentro de casa, digo lojas, pois praticam preços exatamente iguais aos praticados em lojas, sem pagar os impostos e gastos que uma loja física possui. E alguns acabam até mesmo largando o emprego para entrar nessa vida de lojista clandestino, pois o número de pessoas desinformadas querendo entrar no hobby é imenso, e se tornam iscas fáceis para esse tipo de aquarista, e ás vezes deixam de falar a verdade sobre produtos e animais de boa procedência e qualidade, só para “empurrar”, isso mesmo, empurrar os seus produtos á venda, que na maioria das vezes não são de boa qualidade e procedência.

A dificuldade de adquirir um certo equipamento ou animal faz com que custem muito mais caro, e logo após o tal equipamento ou animal ter entrado no mercado em grande quantidade os preços despencam e tudo vira “carne de vaca”,aí o aquarista que comprou aquela luminária por 3 mil reais resolve vendê-la para o aquarista iniciante por 2,8 mil dizendo que trocou por uma melhor, e o iniciante por não ter tanta informação ou vontade de pesquisar como o aficcionado por aquários tem, acaba pagando o pato, e aí vira um ciclo de um querendo empurrar uma coisa que foi explorada financeiramente para o outro. O que acaba desanimando alguns aquaristas experientes e fazendo os iniciantes terem medo de entrar no hobby e gastar uma quantia alta de R$ e ser enganado.

Outro motivo e talvez o principal, são os fóruns que possuem alguns (não são todos usuários, mas em alguns fóruns são maioria) usuários que tiram a coragem do iniciante cheio de vontade de ter um aquário em casa. Com assuntos e estudos ultrapassados tais como:
Não existe aquário de 100 litros com 1 casal de ocellaris, 1 coral beauty, 1 yellow watchman e 1 casal de Firefish Purple, pois trata-se de uma quantidade grande de peixes dentro do aquário e todos vão morrer e bla bla bla. MENTIRA! Se ao menos o usuário que está falando tudo isso, antes de mais nada pergunta-se, amigo, qual tipo de equipamento pretende ter?
Fale mais sobre o seu novo projeto, iluminação, circulação, recalque, skimmer, qualidade da alimentação, frequência das TPAs (troca parcial de água) e etc.

Aproveitando o assunto para bater papo, fazer um novo colega de hobby, dando dicas de uma alimentação saudável aos peixes, auxiliando o mesmo na montagem, deixando o iniciante á vontade e com vontade de querer aprender antes de mais nada. E não ficar negativando com conselhos inúteis e errônios.

O meu Pico Office mesmo foi uma prova de que com equipamentos de qualidade, QUALIDADE E NÃO CAROS, foi possível sim manter um casal de ocellaris e alguns corais dentro de apenas 7 litros por mais de 1 ano, claro iria manter por mais tempo acompanhando o crescimento dos peixes e retirando os mesmos do aquário quando o tamanho estivesse próximo do inviável para eles. (Por favor não entendam que TODO mundo pode fazer isso, mas sim que com experiência, carinho, dedicação e respeito ao animal é possível), mas não indico isso aos iniciantes, pois TODO iniciante tenta montar um Pico ou Nano de até 50 litros para não gastar tanto, pois é aí que mora o perigo, para se manter um aquário Pico em níveis aceitáveis de qualidade e saúde é necessário conhecimento aprofundado e claro um aquário pelo menos 2x maior que o mesmo para não se deparar com uma emergência e não ter onde colocar os animais e ali assistir a perda de todos.

Imagem

BR: O que você nunca mais faria?

R: Pensar em ter animais lindos sem antes pensar na segurança do aquário. (No Break, Chillers, Repositor, times na iluminação e etc). Sem segurança no aquário é o mesmo que brincar de roleta russa! E pior, com a vida de animais que não pediram pra estarem ali.

Imagem


BR: O que você recomendaria a quem inicia no hobby?

R: Leiam muito, frequentem fóruns, corram atrás de informações e NUNCA aceite a primeira opinião ou dica que lhe derem! Sempre peguem mais de 3 referências. E o mais legal, façam amigos e não inimigos. Este hobby é maravilhoso e a melhor coisa que ele traz, são as verdadeiras amizades que fazemos!
icon_cheers

BR: A seu ver, qual seria a sequência ideal de uma montagem?

R: Planejamento financeiro (muita gente acha que uma caixa de vidro, com 3 kilos de halimeda mal lavada, 1 rocha artificial feita com cimento comum, um filtro externo e uma luminária de lâmpadas econômicas é um aquário marinho), Pode até ser um aquário marinho, mas NUNCA será um bom lar para os animais que pretende manter ali.
Segurança na montagem. (Recalque, iluminação, fiação e arrefecimento)

Sei lá.. Sou meio suspeito pra falar disso, pois já tive aquário ciclado por 30 dias no escuro e já tive aquário que montei em 7 dias com corais e peixes. Ambos tive sucesso.
Mas acredito que o principal é ter os testes básicos, (amônia, nitrato, nitrito, fosfato, ph e kh) pois sem eles, não sabemos o que adicionar, corrigir ou remover.
E não gosto dessa idéia que levam á frente de que parâmetros zebrados é bom. NADA deve ser 0 num aquário marinho.

Não tenho conhecimentos acadêmicos para ditar uma regra que sigo e tenho sucesso, acho que vai de cada ambiente, equipamentos, disposição do aquarista e etc..

Resumindo: Sei lá.. hehe

BR: O Brasil Reef, lhe parabeniza novamente e gostaríamos de saber sua mensagem final?

R: Eu agradeço por fazer parte desta família e fico muito feliz de saber que meu aquário foi eleito o aquário do trimestre. (mesmo sabendo que temos mais de mil usuários e tivemos menos de 100 votos), e agradeço á todos que votaram (participaram da votação).

E deixo uma frase que fiz num momento de indignação com um aquarista cheio de maldade que acredito que sirva para muitos.

"Aquário não é brinquedo e Aquarismo não é o mundo de Beakman".
Por que você diz isso Erick?

Eu respondo:
Por que hoje em dia, vejo muitas pessoas entrando no hobby sem nenhum tipo de vontade de aprender pelo menos o básico e o que me deixa P.U.T.0 da vida são pessoas que se aproveitam disso e incentivam (só pra ver a merrr que vai dar), e quando algumas pessoas aparecem pra ajudar, no meu caso, sou direto nos meus conselhos e ás vezes essa franqueza soa como bronca ou algo agressivo. Eu sou assim mesmo, não só no hobby, mas em qualquer lugar. E muitas vezes sou mal compreendido.

Mas gostaria de deixar aqui a minha mensagem para que os iniciantes (detalhe, eles não gostam de ser chamados dessa maneira), ouvissem mais, pesquisassem mais, discutissem mais de forma sadia e sempre, SEMPRE, buscando o melhor para seus animais!


O Aquarismo é uma família e cada integrantes é responsável pela reputação dele! Cuide bem dele!
Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Aquário do trimestre

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

icon_joia

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Aquário do trimestre

#3 Mensagem por Raphael Igor »

icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Aquário do trimestre

#4 Mensagem por erick camargo »

icon_Snorkle
icon_comemorando
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Francisco Eduardo Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 14 Fev 2012, 09:05
Apelido: romsjunior
Data de Nascimento: 12 Nov 1989
Cidade: itapecerica
País: brasil
Localização: Itapecerica da Serra
Curtiu: 5 vezes

Re: Aquário do trimestre

#5 Mensagem por Francisco Eduardo Junior »

icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia
Olha a foto como ficou pesada rsrsrsrs icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder

Elioenai Santos Costa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 34
Registrado em: 12 Jan 2012, 22:01
Apelido: Elio
Data de Nascimento: 28 Dez 1972
Cidade: aracaju
País: Brasil
Localização: Sergipe Brasil

Re: Aquário do trimestre

#6 Mensagem por Elioenai Santos Costa »

icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 lindão, parabens Erick

Fernando Edelson
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Nov 2013, 07:58
Apelido: Fernando Edelson
Data de Nascimento: 15 Out 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Aquário do trimestre

#7 Mensagem por Fernando Edelson »

Lindo!!!! parabéns Erick!!! e que outros lindos desse sejam montados! icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder icon_first icon_first

keilarocha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 0
Registrado em: 07 Set 2014, 21:54
Apelido: keila
Data de Nascimento: 01 Abr 1982
Cidade: itapema
País: brasil

Re: Aquário do trimestre

#8 Mensagem por keilarocha »

eeeeeeeeeeeee que massa erick,parabens

Felipe Philippe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:58
Data de Nascimento: 10 Jul 1980
Cidade: Tubarão
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Aquário do trimestre

#9 Mensagem por Felipe Philippe »

Parabéns Erick, foi merecido a vitória seu boyu esta sensacional !! O layout e As colônias estão muito bonitas !!
Onde consigo comprar uma muda do coral azul acho que e um minicloves japonico certo ? Será q vinga no boyu 550 ?
Show!
Abrc.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Aquário do trimestre

#10 Mensagem por Raphael Igor »

Francisco Eduardo Junior escreveu:icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia
Olha a foto como ficou pesada rsrsrsrs icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder



está dizendo esta foto?

Imagem

icon_assobiando

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Aquário do trimestre

#11 Mensagem por erick camargo »

Obrigado pessoal,
Fico feliz em saber que meu aquário agrada mais pessoas além de mim.. hehe

Felipe,
Se quiser te dou uma muda, mas cuidado eles viram praga hein! Cobrem todas as rochas e proliferam rapidamente!
Qualquer coisa me manda MP
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Avatar do usuário
Denis Cangussu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 10 Nov 2012, 00:00
Apelido: Denis
Data de Nascimento: 16 Jun 1980
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário do trimestre

#12 Mensagem por Denis Cangussu »

Parabéns Erick, realmente muito bonito.

Sem desmerecer o concorrente, foi merecido...

Abraço.

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Aquário do trimestre

#13 Mensagem por Wellington Salles »

Realmente alucinante o Reef!!!

Parabéns Erick!!!
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Evandro Pontelli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 167
Registrado em: 11 Dez 2013, 22:25
Apelido: Epn
Data de Nascimento: 28 Mar 1984
Cidade: SÃO PAULO
País: Brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Aquário do trimestre

#14 Mensagem por Evandro Pontelli »

Parabéns. Lindo demais!

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2131
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Aquário do trimestre

#15 Mensagem por Andrés Segal »

icon-aplauder Parabéns Erick..... lindo aquário icon-aplauder ...
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aquário do trimestre

#16 Mensagem por Marcus l lage »

tambem com esta turma da pesada seu reef tem ser clapping_02 não é mesmo erick Parabens valeu icon_joia

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Aquário do trimestre

#17 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Show Erick. Parabéns e continue na pegada.

Abraços

wagner ferreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Set 2014, 09:35
Apelido: guinho
Data de Nascimento: 02 Jan 1990
Cidade: osasco
País: brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Aquário do trimestre

#18 Mensagem por wagner ferreira »

Parabens erick, merecido show de bola que voce continue cuidando e nos ajudando a cuida tao bem dos nossos aquarios, como voce cuida.

wilham
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 11 Out 2013, 10:27
Apelido: will
Data de Nascimento: 25 Nov 1983
Cidade: Gandu-BA
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 1 vez

Re: Aquário do trimestre

#19 Mensagem por wilham »

Parabéns garoto show o aqua aquela colonia no canto esquerdo verde é um Green Star Polipo? Parabéns...

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Aquário do trimestre

#20 Mensagem por erick camargo »

Obrigado pessoal!
plus_icon

É sim Wilham - é um GSP metallic.
Acabou virando praga no aquário.. preciso remover essas rochas..
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Responder

Voltar para “Galeria dos Campeões”