🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Colaboração em pesquisa científica com corais

Responder
Mensagem
Autor
Gustavo Duarte
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jun 2015, 16:52
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 07 Ago 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brazil

Colaboração em pesquisa científica com corais

#1 Mensagem por Gustavo Duarte »

Olá pessoal

Estou escrevendo este tópico meio que sem saber se está no local correto. Peço desculpas a moderação caso não esteja e sintam-se livres para migrá-lo se necessário.

Estou colaborando com a orientação de um aluno de mestrado da UFRJ, o Phillipe Rosado, que pretende desenvolver um produto biotecnológico para corais de aquário. Em breve ele irá se pronunciar por aqui. A idéia é desenvolver um probiótico que seja capaz de melhorar a saúde dos corais bem como do sistema como um todo.

Não é novidade que seja possível adicionar bactérias à um aquário equilibrado e obter ganhos tanto na saúde dos corais como do sistema. Há alguns produtos no mercado, como o BioPtim etc.

No entanto, esta é uma abordagem diferenciada. Como muitos sabem, o Brasil tem uma posição de destaque internacional na área de microbiologia, particularmente a UFRJ. Os pesquisadores brasileiros nesta área vem alcançando publicações em revistas científicas de grande renome internacional. Os pesquisadores que estão liderando este estudo, Raquel Peixoto e Alexandre Rosado, tem grande reputação na área de ecologia microbiana e acredito que devemos - como aquaristas - ficarmos animados com a possibilidade de isolarmos probióticos de corais de aquários brasileiros.

Feita a introdução, gostaria de solicitar aos interessados em participar desta pesquisa, uma ajuda solidária.

O experimento contará com algumas etapas, sendo a primeira delas a extração de microorganismos diretamente de amostras de corais de aquários brasileiros. Foi escolhida uma espécie bem específica de SPS para o estudo: Pocillopora damicornis.

Por que foi escolhida esta espécie?

Porque é um dos corais mais estudados do mundo, é um SPS, portanto mais frágil que a maioria dos demais corais. Apesar da P. damicornis não ser o SPS mais comum dos aquários brasileiros, ela é mito comum no mundo todo. P. damicornis poderá abrigar microorganismos que atendam as mais variadas espécies de coral.

O que precisamos?

Da doação de pequenos fragmentos de Pocillopora damicornis para o experimento do Phillipe. Precisaremos de 4 aquários diferentes como doadores dos fragmentos, que terão procedimento de coleta específico. Não estou chamando de muda, pois o pedaço é menor que uma muda, dois pedaços de 2 cm de tamanho já é suficiente para fazer a extração do DNA do coral e da sua comunidade microbiana. Esta comunidade será cultivada e será feito o perfil de DNA desta comunidade (whole genome sequencing) e tentaremos identificar os microorganismos com maiores potenciais biotecnológicos.

Depois desta etapa de caracterização genética e cultivo dos microorganismos (o consórcio de bactérias e outros MO), o produto será testado em uma rodada experimental de mesocosmo na cidade de Búzios - RJ. Os corais serão submetidos a estresses de doenças (será comprado no mercado um famoso patógeno de corais) bem como estresse térmico e por excesso de nutrientes, tudo isso combinado ou não com elevação de temperatura. Em resumo, colocaremos os corais em condições inóspitas para testar a efetividade do probiótico como proteção.

Se o consórcio for bom, os corais afetados com o patógeno adquirido e nas condições mais extremas (temperatura, nutrientes, etc) sofrerão menos que aqueles que não receberem o consórcio probiótico. Para avaliar a saúde dos corais, usaremos dois métodos: variação da taxa de deposição de CaCO3 na forma de esqueleto (a redução da calcificação de corais pode indicar estresse) bem como a variação da capacidade fotossintética das zooxantelas dos corais estudas na condição de estresse ou não.

Pesquisa científica leva tempo, há muita estrada pela frente, e precisaremos depois de outras mudas de P. damicornis para fazermos os testes de efetividade. Mas gostaria de saber se há aquaristas animados em participar desta pesquisa, enviando estes fragmentos para nós na UFRJ. Os doadores da primeira rodada de fragmentos (4 aquaristas diferentes) não precisam ser necessariamente os doadores da rodada de testes no mesocosmo quando o consórcio estiver OK.

Qualquer dúvida estaremos aqui para esclarecer.

Abraços
Gustavo Duarte
Editado pela última vez por Gustavo Duarte em 03 Jun 2015, 19:34, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Colaboração em pesquisa científica com corais

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

Muito boa a proposta!
Não tenho este coral, mas quero ficar por dentro desta pesquisa!

Parabéns ao planejamento de toda a equipe!
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Gustavo Duarte
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jun 2015, 16:52
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 07 Ago 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brazil

Re: Colaboração em pesquisa científica com corais

#3 Mensagem por Gustavo Duarte »

Obrigado Humberto

Ficaremos gratos caso vocês possam fazer chegar a mensagem para quem tem o Pocillopora damicornis. O coral é este aqui:

[img=center]http://goldenmarindo.com/images/products/real/Pocillopora_damicornis_6658.jpg[/img]

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Colaboração em pesquisa científica com corais

#4 Mensagem por Humberto Jr. »

icon_joia

Logo aparecerá alguém que tenha. Vou ver se algum conhecido meu tenha!
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Colaboração em pesquisa científica com corais

#5 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Acho que o Fabiano Belezoni tenha ou vai saber se o Ronaldo tenha

Avatar do usuário
Phillipe Rosado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jun 2015, 12:00
Apelido: Phillipe
Data de Nascimento: 06 Ago 1991
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Colaboração em pesquisa científica com corais

#6 Mensagem por Phillipe Rosado »

Olá pessoal,
eu sou o Phillipe que o Gustavo mencionou, também sou aquarista a bastante tempo e sei da importância e necessidade de produtos como esse no mercado, e esse foi o motivo de escolher esse tipo de projeto para fazer no meu mestrado.
Agradeço a todos que queiram ajudar, e estou muito animado de conseguir essa ajuda.

Qualquer pergunta que tiverem sobre o projeto, sintam-se confortáveis em faze-la.

Abçs

Responder

Voltar para “SPS”