Página 1 de 1

SPS - Montipora stellata

Enviado: 22 Fev 2013, 10:33
por Renato Vidal
[align=center][shadow=blue]Montipora stellata[/shadow][/align]


Classificação: Coral classificado como SPS (Small Polyped Stony), possui estrutura calcárea rígida, com tecido recobrindo o esqueleto e pequenos pólipos.

Características: Forma pequenas colonias se desenvolve de forma irregular, podendo ter um único segmento central, de onde distribui ramificações, bem como, pode desenvolver uma base maior, e a partir desta, várias estruturas de ramificações, em águas calmas e protegidas, desenvolve estruturas menores e com crescimento plano, facilmente confundida com a Montipora digitata, mantendo como principal diferença as pontas arredondadas e com sub ramificações.

Cores: Encontradas com cores que partem do castanho claro até o verde intenso, existe registro de variação azul, com as pontas de crescimento em tons bem mais claros que o tecido que recobre seu esqueleto.

Habitat: Desenvolve em áreas recifais rasas e com água turva, podendo por vezes, se desenvolver em áreas de lama em espaços protegidos do recife.

Em Aquários: Coral de boa resistência e de fácil adaptação, de crescimento rápido e de formas e cores agradáveis.

Propagação: Crescimento rápido e que permite ser quebrado para gerar através de fragmentos, novas colonias, fácil cicatrização e recuperação, possui esqueleto frágil, podendo ser cortado até mesmo com a mão, geralmente durante a manutenção do display, é normal esbarrarmos pinças ou outros objetos na colonia e com isso, já se desprender pedaços que podem ser bases de uma nova colonia.


Imagem