Página 1 de 1

SPS - Montipora undata

Enviado: 21 Fev 2013, 14:04
por Renato Vidal
[align=center][shadow=blue]Montipora undata[/shadow][/align]


Classificação: Coral classificado como SPS (Small Polyped Stony), possui estrutura calcárea rígida, com tecido recobrindo o esqueleto e pequenos pólipos.

Características: De crescimento irregular, criando um disco maior e deste formando platôs laminares.Tem seu formato determinado principalmente pela circulação de água no aquário.

Cores: Encontrada em cor verde, roxa ou azul, com variações de marrom também, as bordas geralmente possuem cores mais claras que a colonia.

Habitat: Na natureza, encontrada em encostas de recifes.

Em Aquários: Tem boa disponibilidade de mudas entre aquaristas, possui crescimento mais lento que a M.capriconis, sua estrutura óssea é mais robusta, e cresce geralmente em um único disco. Apesar de não ser exigente quanto a circulação, pode morrer em determinadas partes se houver acumulo de sujeira sobre seu tecido.

Propagação: Permite ser quebrado ou cortado para gerar através de fragmentos, novas colonias, geralmente se usa parte dos discos que forma para dar origem a uma nova colonia.


Imagem

Re: SPS - Montipora undata

Enviado: 10 Mar 2013, 19:24
por Nixon Cabeceira
Eu tenho dessa montipora, é a UNDATA PURPLE... acho que é o animal mais difícil de fazer muda que existe, até hoje foi 100% de tentativas sem êxito pois as mudas não chegam a cicatrizar e morrem. Recentemente cortei algumas partes dela e simplesmente joguei de volta no aqua, vamos ver o que vai dar...

Foto antiga:

Imagem


abs.